Rebelião deixa jovem morto em unidade de internação de infratores no Recife

Publicado em 20/03/2017 - 11:26 Por Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil - Recife

Um adolescente de 17 anos foi assassinado durante rebelião ocorrida na noite de ontem (19), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Abreu e Lima, município da Região Metropolitana do Recife.   O local, vinculado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), recebe jovens menores de 18 anos que cometeram infrações e cumprem medida socioeducativa em regime fechado.

A assessoria de comunicação da Funase divulgou nota à imprensa sobre o caso. A Fundação afirma que o jovem foi morto por um grupo que também cumpria medida socioeducativa no local. O adolescente sofreu traumas na cabeça resultantes de agressão violenta. A Funase informa que o Instituto de Medicina Legal dará o laudo sobre a causa da morte. Dez adolescentes que participaram diretamente do homicídio foram identificados por meio de imagens das câmeras do circuito interno da unidade. 

Dois dos jovens têm mais de 18 anos, foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Everardo Luna e devem ir para um presídio pernambucano. Os outros acusados foram transferidos para a Unidade de Atendimento Inicial. 

Segundo a nota, a rebelião começou por volta das 20h, quando adolescentes atearam fogo em colchões. O ato foi controlado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros apagou o fogo. Uma equipe do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa esteve no local ontem à noite para iniciar as investigações sobre o assassinato.

O Case de Abreu e Lima está superlotada, assim como a maior parte das unidades de internação de Pernambuco. O local tem 98 vagas, mas abrigava 189 adolescentes infratores no momento da rebelião. Com a morte do jovem e a transferência dos possíveis autores do crime, o número de internos passa para 178.

O corpo do interno morto na noite de domingo está no Instituto Médico-Legal para reconhecimento pela família. A nota da Funase diz ainda que a corregedoria da instituição abriu uma sindicância para apurar as causas e possíveis responsabilidades da rebelião. Não houve registro de fugas. 

No ano passado, uma crise foi desencadeada no sistema socioeducativo de Pernambuco, depois de rebeliões com várias mortes em diferentes unidades do estado. Em novembro, uma comitiva presidida pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos fez uma visita em Pernambuco para verificar denúncias contra o sistema feitas por organizações da sociedade civil.

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pessoas que usam máscaras caminham ao longo do cais do oceano enquanto os Estados Unidos passaram na quinta-feira um total de mais de 4 milhões de infecções por coronavírus durante o surto global da doença por coronavírus (COVID-19) em
Internacional

Estados Unidos tem mais 457 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Embora Nova Iorque já não seja o estado com o maior número de infecções, continua a ser o que contabiliza mais mortes (32,7 mil), número superior ao de países como França ou Espanha.

Stephanie Soares
Esportes

A história peculiar de uma aposta do basquete brasileiro

Com apenas 20 anos de idade, a jogadora de basquete brasileira Stephanie Soares tem talento incomum. E uma trajetória também.

O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
Internacional

Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19

Produto foi aprovado pelo Ministério da Saúde. A Rússia espera agora poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança do produto.

Idosos moradores do Lar São José, em Sobradinho, no Distrito Federal, recebem presentes de Natal
Direitos Humanos

Covid-19: mais de 330 abrigos de idosos já receberam doações

As instituições que já receberam as doações representam 67% dos abrigos cadastrados na primeira etapa da Campanha Solidarize-se, ação promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.