Salvador registra chuva superior ao esperado nos 4 primeiros dias de abril

Publicado em 05/04/2017 - 17:47 Por Sayonara Moreno - Correspondente da Agência Brasil - Salvador

Somente nos quatro primeiros dias de abril, Salvador registrou mais de 10% do índice de chuva esperado para todo o mês. Foram registrados 33 milímetros (mm) de precipitação na capital baiana, diante dos 309 mm esperados para abril. Devido aos índices, a prefeitura declarou que vai intensificar a Operação Chuva, que começou no dia 1º e conta com agentes em prontidão, 24 horas por dia, para o atendimento de chamados.

A Secretaria Municipal de Manutenção registrou 724 ocorrências de consequências da chuva na cidade: foram 470 pedidos de poda de árvores, 151 casos de alagamento e 79 de rompimento do sistema de drenagem, entre outras.

Já no que se refere ao atendimento à população, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, entre o mês de março e ontem (4), 1.234 solitações de assistência. A maioria delas (80%) para ameaças de deslizamento, desabamento e alagamento de imóveis. A partir das demandas, foram 863 visitas dos agentes  aos locais das ocorrências.

Entre as ações anunciadas para conter os prejuízos das chuvas estão o aumento da revisão do sistema de iluminação e limpeza de resíduos sólidos. A prioridade é a limpeza de canais na região do Subúrbio Ferroviário e na Avenida Vasco da Gama. Além disso, o número de equipes da Operação Tapa-Buracos será ampliado.

A recomendação para a população é que acione a Codesal em qualquer caso de risco. Na sede do órgão são distribuídas lonas para quem precisa cobrir encostas, além das que já foram cobertas pela prefeitura. Outra recomendação é que se evite o descarte de lixo nas ruas, encostas, canais, córregos e redes de drenagem. A Operação Chuva continua em funcionamento e o número para qualquer ocorrência junto à Defesa Civil é o 199.

 

Edição: Amanda Cieglinski

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Idosos moradores do Lar São José, em Sobradinho, no Distrito Federal, recebem presentes de Natal
Direitos Humanos

Covid-19: mais de 330 abrigos de idosos já receberam doações

As instituições que já receberam as doações representam 67% dos abrigos cadastrados na primeira etapa da Campanha Solidarize-se, ação promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.

Premiê britânico, Boris Johnson, deixa residência oficial em Londres
Internacional

Boris Johnson teme que Reino Unido perca poder se Escócia se separar

Escócia depositou 55% dos votos contra a independência em um referendo de 2014, mas o Partido Nacional Escocês, que governa a nação, quer outro pleito.

Incendios florestais entre Miranda e Corumbá BR 262 e MS 184
Geral

Engajamento da população é vital para evitar incêndio na natureza

Coordenador ambiental diz que a educação tem que começar desde os primeiros anos das crianças, tanto em casa quanto nas escolas.

ensino online, educação a distância
Educação

Professores passam a contar com apoio emocional durante pandemia

Pesquisa feita com 7.734 mil professores de todo o país este ano mostrou que 83% ainda se sentem pouco ou nada preparados para o ensino remoto e 50% se preocupam com a saúde mental.