Mostra e exposição abordam realidades de periferias latino-americanas

Publicado em 06/05/2017 - 13:39 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A periferia latino-americana mostra seu talento no cinema e na fotografia hoje (6) no Rio de Janeiro. Além de uma mostra de filmes independentes e de baixo custo, a exposição fotográfica "Imagem Dá Margem" apresenta o cotidiano dos moradores da favela da Maré, na zona norte da capital fluminense, com personagens da história cultural da comunidade, sua arquitetura, paisagem e expressões populares.

O evento é gratuito e ocorre das 14h às 20h, no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, zona sul. A iniciativa é do Projeto Audiovisual Maré, com patrocínio da Linha Amarela S.A. Lamsa, com apoio do Instituto Invepar, através do incentivo da Lei Rouanet. A coordenação do projeto esteve no Uruguai e na Argentina em contato com produtores locais independentes que firmaram parcerias para a exibição dos filmes.

As fotografias foram produzidas por alunos que participaram da Oficina de Audiovisual Maré e ficarão expostas até o dia 20 deste mês. No último dia da exposição, será oferecida uma oficina de câmara escura para os alunos do projeto Audiovisual Maré e aberto a 20 pessoas do público em geral. A oficina consiste em abordagem das propriedades da luz e dos princípios da fotografia a partir da construção de um objeto ótico chamado Câmara Escura. A inscrição pode ser feita na página do Facebook -AudiovisualMare.

Programação da mostra

O filme África no Horizonte retrata um intercâmbio rítmico e cultural entre a música afro-brasileira e senegalesa. Comunidades da Maré, no Rio de Janeiro, e comunidades de Dakar, em Senegal, encontram-se na trajetória do músico historiador Garnizé, formando um cenário onde a etnicidade, a música e a juventude são os elementos principais desse grande encontro de realidades sociais.

Já El Hombre Nuevo (16h20) conta a história de Stephania, travesti nascida na Nicarágua e adotada por um casal de militantes de esquerda uruguaio em plena revolução sandinista. O documentário acompanha o reencontro da Stephania com seu país de origem e sua família.

A produção argentina El Perro Molina (17h50) é uma ficção sobre um criminoso em declínio que tenta segurar a qualquer custo, o respeito pela amizade e pela palavra comprometida.

O filme O Massacre (19h30) apresenta Renaud, um haitiano que se muda para o Brasil em busca de oportunidades. Após passar por traficantes de pessoas, abusos de policiais estrangeiros, ter vencido o horror e o medo, descobre, finalmente, que lugar ocupam os negros em nosso país.

Oficina Audiovisual Maré

Criada em 2016, a Oficina de Audiovisual Maré capacita jovens da Maré para ingressarem no mercado de trabalho na área do audiovisual. Os alunos aprendem como editar vídeo e áudio e a fotografar. A oficina oferece 20 vagas para alunos entre 14 e 29 anos, que são moradores do Complexo da Maré. A última turma terminou o curso em fevereiro de 2017. A ideia do Audiovisual Maré é proporcionar mudanças dando oportunidade de formação técnica e geração de renda para jovens moradores da comunidade.

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Amapá, Ceará e Rio de Janeiro seguem em alerta de uma segunda onda

O Boletim InfoGripe da Fiocruz indica que Amapá. Ceará e Rio de Janeiro mantêm o sinal de retomada do crescimento de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Avião de pequeno porte
Geral

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual

As empresas de táxi-aéreo aptas a fazer esse serviço estão listadas no sistema Voe Seguro, e podem ser consultadas no site da Anac. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.

medicina, hospital, centro cirúrgico, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Educação

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o objetivo da volta das atividades em cursos da área de saúde é "garantir a formação médica”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, durante aula magna sobre o tema Educação e Democracia: Perspectiva 2018, na abertura do curso da pós-graduação Lato Sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo.
Justiça

Fux convoca audiência sobre horário de funcionamento de tribunais

A reunião está prevista para 2 de outubro e será mais uma tentativa de resolver o conflito que envolve advogados e os tribunais.

Saúde

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19

O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ e tem por objetivo oferecer maior proteção aos profissionais da área de saúde.