Professores começam a ser vacinados contra a gripe nesta segunda em SP

Publicado em 07/05/2017 - 12:36 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

vacinação

A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19hArquivo/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (8), no estado de São Paulo, a vacinação contra a gripe de professores de escolas públicas e privadas. A partir deste ano, esses profissionais passam a fazer parte do público-alvo de imunização contra o vírus. A campanha teve início no dia 17 de abril e vem sendo feita de forma escalonada, com a inclusão de um novo grupo a cada semana. Na capital paulista, 823,4 mil pessoas já foram vacinadas, o que corresponde a 30% da meta de 3,4 milhões de pessoas.

Os primeiros a serem imunizados foram os trabalhadores da saúde. Em seguida, o alvo foram as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas. Crianças entre seis meses e menores de cinco anos, indígenas e pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também já foram convocadas. Pessoas que perderem o período destacado para seu grupo poderão se vacinar a qualquer tempo, desde que respeitada a data de início de cada público.

O “Dia D” da campanha será 13 de maio, próximo sábado. Também será vacinada, a partir de 15 de maio, a população privada de liberdade (presídios e cadeias), funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativa.

As doses protegerão contra os vírus do inverno deste ano, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, os casos de gripe grave, caracterizados como síndrome respiratória aguda grave (SRAG) devem ser obrigatoriamente notificados. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que, até março, houve 121 notificações do tipo mais grave. Deste total, 59 estavam relacionados ao A (H3N2). Foram notificadas 14 mortes, sete delas relacionadas ao H3N2.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a vacina é contraindicada “para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina, ou que apresentaram reação grave em doses anteriores da vacina influenza”. Ainda de acordo com o órgão, uma pequena parcela dos vacinados pode apresentar dor leve no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a imunização.

A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site da prefeitura.

Veja as etapas da Campanha de Vacinação Contra Gripe 2017

Etapa 1: a partir do dia 10 de abril: trabalhadores de saúde dos hospitais.

Etapa 2: a partir do dia 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e idosos com 60 anos ou mais de idade.

Etapa 3: a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças com pelo menos 6 meses e menores de 5 anos e indígenas.

Etapa 4: a partir do 2 de maio: pacientes com comorbidades e doenças crônicas.

Etapa 5: a partir do dia 8 de maio: professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores.

Dia 13 de maio – Dia D

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.

Premiê britânico, Boris Johnson, deixa residência oficial em Londres
Internacional

Boris Johnson teme que Reino Unido perca poder se Escócia se separar

Escócia depositou 55% dos votos contra a independência em um referendo de 2014, mas o Partido Nacional Escocês, que governa a nação, quer outro pleito.

Incendios florestais entre Miranda e Corumbá BR 262 e MS 184
Geral

Engajamento da população é vital para evitar incêndio na natureza

Coordenador ambiental diz que a educação tem que começar desde os primeiros anos das crianças, tanto em casa quanto nas escolas.

ensino online, educação a distância
Educação

Professores passam a contar com apoio emocional durante pandemia

Pesquisa feita com 7.734 mil professores de todo o país este ano mostrou que 83% ainda se sentem pouco ou nada preparados para o ensino remoto e 50% se preocupam com a saúde mental.

Um membro do exército libanês é visto na área do porto, danificado após uma explosão em Beirute, Líbano, em 10 de agosto de 2020
Política

Bolsonaro nomeia integrantes de delegação brasileira que vai a Beirute

Entre os integrantes da delegação estão o ex-presidente Michel Temer, os senadores Nelson Trad Filho e Luiz Pastore, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.