Incêndio de grandes proporções atinge áreas do Parque Nacional de Brasília

Bombeiros trabalham para conter as chamas que, em determinados locais,

Publicado em 31/08/2017 - 13:10 Por Wendel A. Sousa* - Brasília

Brasília - Incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Incêndio no Parque Nacional de Brasília começou na quarta-feiraFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Parque Nacional de Brasília está sofrendo com a seca que atinge o Distrito Federal (DF). Vários focos de queimadas foram identificados. Nessa quarta-feira (30), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área próxima ao lixão da Estrutural. Hoje (31), queimadas com classificação de nível 3 foram detectadas na Chapada Imperial - região próxima a Brazlândia. Os fortes ventos e o clima seco contribuem para o alastramento do fogo.

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para conter as chamas que, em determinados locais, chegam a 2 metros de altura. “O incêndio de ontem foi controlado. Hoje, estamos trabalhando no combate ao fogo na Chapada Imperial. Seis equipes atuam na contenção das chamas”, informou o subtenente Hélio. Cada equipe conta com seis bombeiros que trabalham com o apoio de sete viaturas, um helicóptero e um avião.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio de ontem consumiu uma área com cerca de 300 a 400 hectares, algo em torno de 400 campos de futebol. De acordo com bombeiros, as causas ainda não foram identificadas, pois ainda será feita uma perícia. O resultado sai em até 30 dias.

De acordo com o ICMBio, um incêndio com a classificação 3 equivale a chamas de extensa complexidade de controle, em que se faz necessária a ajuda de equipes em terra, helicóptero e avião com tanque de água. Para a contenção das chamas, além dos bombeiros e de servidores do ICMBio, dez voluntários, treinados pelo instituto, ajudam na ação. A seca no DF já dura mais 100 dias.

O Parque Nacional de Brasília é área de conservação federal administrada pelo ICMBio. São objetivos do instituto a preservação do cerrado, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades educacionais. O local é também uma alternativa de lazer, com as piscinas de águas correntes abertas ao público.

*Estagiário, sob a supervisão de Graça Adjuto

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Brasília - Movimento nas rodovias do Distrito Federal na véspera do feriado de Carnaval (Elza Fiuza/Agência Brasil)
Economia

Pesquisa mostra que brasileiro viajou pouco no 3º trimestre de 2019

Os principais motivos alegados para nenhum morador do domicílio ter viajado no período pesquisado foi a falta de dinheiro (48,9%), falta de tempo (18,5%) e não ter necessidade (13,5%).

Internacional

Bielorrússia e Líbano são temas de reunião da UE na sexta-feira

"As eleições não foram nem livres nem justas. Procederemos a uma revisão aprofundada das relações da UE com a Bielorrússia, afirmaram em comunicado os 27 países do bloco.

Forte explosão na região portuária de Beirute
AO VIVO Política

Ao vivo: missão brasileira embarca com toneladas de material a Beirute

Chefiada pelo ex-presidente Michel Temer, a missão leva 6 toneladas de materiais entre medicamentos, e alimentos a Beirute, que foi fortemente afetada por uma explosão há oito dias.

Fachada da Caixa Econômica Federal
Economia

Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em julho

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19.

Londres, coronavírus, covid - 19
Internacional

Museu da Ciência reabrirá em Londres no próximo dia 19

Museu oferece ingressos online com hora marcada para um número reduzido de visitantes, a fim de permitir o distanciamento social e controlar a movimentação.

Pessoas em parque de Paris
Internacional

França: nova onda de covid-19 pode ter controle mais difícil

O presidente Emmanuel Macron, afirmou, em videoconferência com ministros, que a França vai adotar novas restrições para as 20 maiores cidades do país, visando a  conter a taxa de infecções.