Vereadores constatam melhorias no Parque Radical Deodoro, apesar de problemas

Publicado em 18/08/2017 - 16:41 Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil* - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - A venderora Sandra Soares no Parque Radical em Deodoro, zona oeste do Rio, aberto ao público durante o verão (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Antes da Rio 2016, o Parque Radical ficou aberto para uso do público Arquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil

Os vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro Fernando Michel (PSDB) , Italo Ciba (PT do B) e Prof. Célio Luppareli (DEM) visitaram o Parque Radical de Deodoro, na zona oeste, hoje (18) e constataram melhorias na entrega de estruturas esportivas à população. No entanto, para eles, que integram a Comissão de Esportes e Lazer  da casa legislativa, as promessas de legado olímpico após os Jogos Rio 2016 estão longe de serem cumpridas.

A comissão ainda encontrou problemas na estrutura, como a água esverdeada e sem tratamento na piscina em que foram disputadas as provas olímpicas de canoagem slalom, e as rachaduras na pista de ciclismo BMX (esporte mais conhecido como bicicross). Porém, os vereadores reconheceram que a prefeitura destravou medidas urgentes de manutenção da área de 500 mil metros quadrados.

Reabertura do parque

A subsecretária de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Patrícia Amorim, disse que estão em andamento as melhorias no parque, como por exemplo um contrato emergencial para a piscina. O compromisso, afirmou, é abrir a estrutura ao público em setembro. “Há muito o que fazer, não temos tanto que comemorar, mas é importante formalizar que avançamos”, disse a Patrícia, que é ex-atleta.

O vereador Italo Ciba avaliou que, em relação à primeira visita, o parque melhorou "50%"."Estamos vendo que, realmente, o troço está começando a funcionar", disse . "Como vimos lá atrás, tem muita coisa [a ser feita], mas pelo menos estamos vendo boa vontade da subsecretária [de Esportes e Lazer] e do prefeito [Marcelo Crivella]", que assumiram este ano, completou o vereador.

A abertura do Parque Radical está prevista para 21 de setembro. "Primeiro dia da primavera e Dia da Árvore. É simbólico abrir um parque esse dia", avaliou a subsecretária.

A ideia é iniciar com aulas de natação e hidroginástica e com lazer aos finais de semana. A ampliação das atividades depende da licitação da administração da unidade, que custa R$ 750 mil mensais. O processo está em curso. “Se ficarmos esperando, o equipamento vai deteriorando, a não utilização não contribui, vira um enorme problema”, reconheceu Patrícia.

A Guarda Municipal faz a segurança do local, que chegou a ser invadido após a inauguração, em dezembro de 2015, para uso das piscinas quando o Rio registrava temperatura de 40º. Em dezembro do ano passado, antes de ser fechado, o parque recebia cerca de 6 mil pessoas por dia, aos finais de semana.

*Colaborou Tatiana Alves - Repórter do Radiojornalismo*

Edição: Lidia Neves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa libera saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

O crédito na poupança social para os beneficiários nascidos em maio foi feito no dia 5 deste mês.

vacina, Moderna, imagem ilustrativa
Internacional

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

Entrega é prevista a partir da primeira metade de 2021, em função dos resultados dos estudos da Fase 3 de testes e das aprovações regulatórias. Brasil também firmou acordo com a AstraZeneca.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Direitos Humanos

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

De acordo com a delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar.

O jogador Guerrero, do Internacional
Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

São Paulo, Fortaleza, Internacional, Santos, Vasco e Sport entram em campo na noite desta quinta-feira pelo nacional de futebol.

Rio de Janeiro - Dedo do Cristo Redentor danificado por raio começa a ser restaurado a partir de hoje (21). O dedo médio da mão direita do Cristo Redentor foi atingido por raio na noite do dia 16. (Foto Thomaz Silva/Agência Brasi)
Saúde

Cristo Redentor passa por desinfecção antes da reabertura no sábado

Até agora, já foram feitas mais de 400 desinfecções em locais públicos como rodoviárias, aeroportos, estações de trens, metrôs e barcas, hospitais e unidades de saúde e asilos.

Presidente russo, Vladimir Putin, visita hospital de Moscou com roupa de proteção
Internacional

Rússia: médicos serão vacinados contra covid-19 em duas semanas

Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, produtor da vacina, disse que o país planeja ter capacidade para produzir 5 milhões de doses por mês entre dezembro e janeiro.