Mesmo com baixa umidade, 7 de Setembro deve ter grande público

A estrutura montada na Esplanada dos Ministérios está preparada para

Publicado em 06/09/2017 - 07:06 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Esplanada dos Ministérios (Arquivo/Agência Brasil)

Esplanada dos Ministérios -Arquivo/Agência Brasil

Nem o calor intenso e a baixa umidade do ar em Brasília devem afastar o público do tradicional desfile de 7 de Setembro, em comemoração aos 195 anos da independência do Brasil. A estrutura montada na Esplanada dos Ministérios está preparada para receber um público entre 25 mil e 30 mil pessoas.

O desfile começa às 9h e quem for ao evento poderá conferir a passagem de militares, estudantes, viaturas e aeronaves, além de assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Este ano, o tema do evento é “Viva sua Independência”. O desfile contará com cerca de 4,2 mil participantes, entre civis e militares. O presidente Michel Temer assiste ao desfile acompanhado de ministros.

O valor do contrato feito por pregão eletrônico para montagem da estrutura é de R$ 787.500,00. No ano passado foram gastos R$ 1.100.000,00.

Desfile

Este ano, a tradicional tocha do Fogo Simbólico será conduzida pelo atleta e medalhista olímpico Vicente Lenílson. Em competições de atletismo, ele conquistou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 e ouro no Jogos Pan-americanos de 2007.

O evento será aberto com o desfile cívico-escolar, em que alunos de escolas públicas do Distrito Federal farão uma homenagem aos quatro elementos da natureza, ar, água, terra e fogo.

Em seguida, começará o desfile cívico-militar, com integrantes das Forças Armadas e outras instituições militares. Durante mais de uma hora, o público poderá ver a passagem da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, tropas a pé e motorizadas, integrantes da Academia Militar da Agulhas Negras, da Força Nacional de Segurança, grupamentos femininos da Força Aérea Brasileira, do Exército e da Marinha, entre outros. Haverá também veículos como blindados, viaturas, além da cavalaria.

Um dos momentos mais esperados pelo público é a passagem da pirâmide humana, do Batalhão de Polícia do Exército. Este ano, novamente, os 47 militares marcarão presença se equilibrando em uma estrutura metálica sobre uma moto. A equipe da pirâmide humana quebrou o recorde mundial dessa atividade, que foi registrado no Guiness Book, o livro dos recordes.

Enquanto o desfile avança pela Esplanada, algumas aeronaves da Força Aérea Brasileira vão cruzar o céu, como o caça F-5M, usado principalmente para a defesa de áreas estratégicas do país, e o  KC-130 M, conhecido com Hércules, que transporta militares e atua em missões como o combate a incêndios e lançamento de paraquedista.

Esquadrilha da Fumaça

O desfile será encerrado com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. As aeronaves Super Tucanos, nas cores da Bandeira brasileira, farão as acrobacias aéreas que encantam crianças e adultos. Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça já fez mais 3,7 mil demonstrações no Brasil e no exterior.

Previsão do tempo

No 7 de Setembro, o Distrito Federal terá umidade variando entre 70% e 20%. Com isso, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de que Brasília esteja em estado de atenção (umidade entre 30% e 21%) ou de alerta (entre 20% e 12%) durante o Desfile da Independência.

A Defesa Civil recomenda que o público beba água, se proteja do sol com chapéus e bonés e use protetor solar.

Trânsito

Haverá interdições no trânsito na Esplanada. A partir das 22h desta quarta-feira (6), as vias S1, na altura da Catedral, e N1, na altura do acesso pela L4 norte, estarão fechadas. A liberação das vias ocorrerá no início da tarde de quinta-feira (7) e estará condicionada à desocupação total das vias pelos pedestres.

Grito dos Excluídos

Como ocorre tradicionalmente no 7 de Setembro, além do desfile a Esplanada dos Ministérios será o local onde organizações da sociedade civil se mobilizarão no 23º Grito dos Excluídos. Este ano, o lema é “Por direitos e democracia, a luta é todo dia” e o tema “Vida em primeiro lugar”. A concentração será em frente ao Museu da República, do lado aposto ao desfile cívico-militar.

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, durante reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Política

Presidente do STF é internado em Brasília

Segundo nota divulgada ontem pela assessoria de imprensa do Supremo, o ministro testou negativo para covid-19 e despachará normalmente durante a internação.

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Procuradoria-Geral do Líbano ouve responsáveis pela segurança

O presidente libanês, Michel Aoun, considerou "o pedido de investigação internacional sobre o caso do porto uma perda de tempo" acrescentando que o Poder Judiciário do país deve ser rápido 

Geral

Deslizamento na Mangueira: 22 casas são interditadas

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, as 17 famílias afetadas pela nova interdição retiraram os pertences do local ontem e foram para casas de parentes.

Britain's Prime Minister Boris Johnson to return to work on Monday
Internacional

Premiê britânico diz que escolas precisam reabrir em setembro

“Manter nossas escolas fechadas por mais um momento do que o absolutamente necessário é socialmente intolerável, economicamente insustentável e moralmente indefensável”, afirmou Johnson.

Ministro Arthur Chioro lança a nova campanha de aleitamento materno. Participa da solenidade a madrinha da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) de 2014, a atriz Nívea Stelmann, com sua filha (Wilson Dias/Agência Brasil)
Saúde

Especialista fala sobre dificuldades comuns no aleitamento materno

Em entrevista à Agência Brasil, a enfermeira do Banco de Leite Humano da Fiocruz, Maíra Domingues, aborda ainda questões sobre os benefícios da amamentação.

Moradores usam máscaras para se protegerem do novo coronavírus.
Saúde

Norte avança na reabertura; Sul toma medidas mais rígidas 

A Agência Brasil vem acompanhando, quinzenalmente, a execução dos planos que definem a retomada gradual das atividades econômicas dos 26 estados e do DF.