Belém e Manaus desligam sinal analógico de TV em 30 de maio

Publicado em 23/04/2018 - 18:38 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O diretor-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, informou hoje (23), em Manaus, que o sinal analógico de TV será desligado na capital e nos municípios amazonenses de Careiro da Várzea e Iranduba no dia 30 de maio. Em  Belém e mais 11 municípios paraenses, o desligamento será na mesma data.

 

Quadros divulgou a informação ao participar da entrega de kits compostos por conversores e antenas a famílias atendidas por programas sociais e que não têm aparelhos de televisão que captam o sinal digital. Até o momento, foram distribuídos entre famílias beneficiadas por programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, e pela Tarifa Social de Energia Elétrica,160 mil kits, e a previsão é de entrega de mais 90 mil kits na região.

 

Amanhã (24), Quadros estará em Belém para conversar com os moradores sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. Além da capital, terão o sinal analógico de TV desligado os municípios de Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Marituba, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará e Santo Antônio do Tauá.

 

As famílias atendidas por programas sociais do governo federal no Pará também vão receber kits para recepção do sinal digital. A estimativa é que até esta terça-feira (24) seja entregue o kit de número 250 mil, na região.

 

Teresina
 

Além de Belém e Manaus, a região metropolitana de Teresina terá o sinal analógico de TV desligado em 30 de maio, informou a Anatel.

Até agora, 13 capitais já desligaram o sinal analógico de TV. Em todo o país, já foram distribuídos 9 milhões de kits de conversão.

 

De acordo com a Anatel, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e Internet 4G no Brasil.

 

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Avião de pequeno porte
Geral

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual

As empresas de táxi-aéreo aptas a fazer esse serviço estão listadas no sistema Voe Seguro, e podem ser consultadas no site da Anac. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.

medicina, hospital, centro cirúrgico, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Educação

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o objetivo da volta das atividades em cursos da área de saúde é "garantir a formação médica”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, durante aula magna sobre o tema Educação e Democracia: Perspectiva 2018, na abertura do curso da pós-graduação Lato Sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo.
Justiça

Fux convoca audiência sobre horário de funcionamento de tribunais

A reunião está prevista para 2 de outubro e será mais uma tentativa de resolver o conflito que envolve advogados e os tribunais.

Saúde

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19

O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ e tem por objetivo oferecer maior proteção aos profissionais da área de saúde.

70th Anniversary Grand Prix
Esportes

Mercedes é a mais rápida em treinos para GP dos 70 anos da F1

Em Silverstone, equipe alemã faz dobradinha, com Hamilton em primeiro e Bottas em segundo. Australiano Daniel Ricciardo surpreende e fica com terceira melhor marca.