Oitavas de final começam com três campeões do mundo em campo

Publicado em 30/06/2018 - 08:13 Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A fase de grupos terminou. Após um dia sem futebol, as oitavas de final da Copa do Mundo começam hoje (30). A partir de agora, os jogos são eliminatórios. Perdeu, volta para casa.

Os jogos deste sábado envolvem três campeões do mundo. Franceses e argentinos duelam às 11h, já uruguaios e portugueses jogam às 15h. Das seleções que jogam hoje, só Portugal ainda não sabe o que é ser campeã de uma Copa. Por outro lado, os “gajos” têm ao seu lado o melhor jogador do mundo da atualidade, Cristiano Ronaldo.

França x Argentina – 11h, Kazan

Depois de se classificar no sufoco, a Argentina encara seu maior desafio até agora. Enfrenta a França de Mbappé, Pogba e Griezmann. Os franceses se classificaram sem sustos em um grupo com Peru, Dinamarca e Austrália, mas ainda não mostraram um futebol exuberante ou digno de favoritismo absoluto no encontro de hoje.

O defensor Presnel Kimpembe exaltou o ataque argentino, mas vê brechas em seu sistema defensivo. “Obviamente, seus atacantes são muito perigosos! Messi, Higuaín, Aguero e Di Maria. Mas eles têm mostrado algumas fraquezas defensivas também, cedendo gols nas três partidas que jogaram. Então, estamos contando com nossos atacantes”.

Soccer Football - World Cup - Group D - Nigeria vs Argentina - Saint Petersburg Stadium, Saint Petersburg, Russia - June 26, 2018   Argentina's Lionel Messi celebrates scoring their first goal    REUTERS/Jorge Silva
A Argentina vem de uma classificação dramática contra a Nigéria - REUTERS/Jorge Silva / direitos reservados

A Argentina vem de uma classificação dramática contra a Nigéria. Com ataque talentoso, mas pouco inspirado, a “Albiceleste” ainda está na Rússia graças ao gol do zagueiro Rojo, feito aos 41 minutos do segundo tempo. Messi, no entanto, é a estrela da companhia e de quem se espera uma grande partida.

“Eu não sei se foi uma classificação milagrosa, mas nós tivemos que trabalhar por ela. Isso nos dá mais força para a partida contra a França. Eles têm excelentes jogadores e são um bom time, mas nós somos a Argentina e temos nossa qualidade”, disse meio-campista Giovani Lo Celso, em coletiva de imprensa ontem (29).

Uruguai x Portugal – 15h, Sochi

De um lado, Suárez e Cavani comandam o ataque uruguaio. De outro, Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa , já mostrou que está no comando do time de Portugal. Quando ele está bem, a seleção portuguesesa também está. E ele precisará estar em ótima forma para vencer a, até então, invicta defesa uruguaia.

“Temos qualidade individual e coletiva para resolver este impasse, sabendo que vamos enfrentar o Uruguai, um time muito forte. Eles não tomaram nenhum gol na fase de grupos e espero que possamos ser os primeiros a quebrar essa barreira”, disse o meio-campista português Adrien Silva, na coletiva de imprensa.

Moscow (Russian Federation), 20/06/2018.- Cristiano Ronaldo of Portugal celebrates after scoring the 1-0 lead during the FIFA World Cup 2018 group B preliminary round soccer match between Portugal and Morocco in Moscow, Russia, 20 June 2018.
Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa , mostrou que está no comando do time de Portugal - SERGEI CHIRIKOV / EFE/Direitos reservados

Do outro lado, o Uruguai vem crescendo ao longo da Copa do Mundo. Não jogou bem na primeira rodada e encontrou muita dificuldade para furar a defesa egípcia, mas venceu. Em seguida, bateu a Arábia Saudita pelo placar mínimo, mas sem sustos. Na rodada de encerramento da primeira fase, superou os donos da casa por 3 x 0, com autoridade.

O nível de desafio é maior, assim como a pressão. Bom para os uruguaios que o ataque formado por Suárez e Cavani, considerado um dos mais perigosos desta Copa do Mundo, está em boa forma. Dos cinco gols do time até agora, três foram da dupla.

Um tempero extra da partida está no duelo entre Cristiano Ronaldo, que joga no Real Madrid, e Suárez, atacante do Barcelona. Os dois clubes vivem em eterna rivalidade, mas Suárez procurou deixar essa competição na Espanha. “A rivalidade com o Cristiano na Espanha é diferente. Isto é uma Copa do Mundo e defender a camisa da seleção nacional é muito especial”, disse o atacante uruguaio.

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
.coronavírus, pandemia, Covid-19
Saúde

Secretário adianta pontos da estratégia de vacinação para covid-19

Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, disse que está sendo feito o mesmo cálculo usado na vacinação contra influenza: cerca de 100 milhões de doses.

Palmeiras x Corinthians, Paulistão
Esportes

Corinthians e Palmeiras disputam hegemonia em finais do Paulistão

Decisão do título começa hoje (5) com o primeiro jogo no Itaquerão, às 21h30. Rivais estão empatados em número de vitórias em seis finais do estadual. 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala durante a solenidade de Posse dos ministros  das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações
Política

Bolsonaro diz a embaixador que Brasil vai ajudar o povo libanês

“O Brasil está solidário e manifestamos esse sentimento ao povo libanês. Estaremos presentes nessa ajuda àquele povo que tem alguns milhões de seus dentro do nosso país”, disse o presidente.

 A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde.
Geral

Orquestra Sinfônica de São Paulo e Masp apresentam série de concertos

Concertos vão combinar arte e música no auditório do Masp. Live será transmitida a partir das 20h no YouTube.

Austrália fecha fronteira estadual pela 1ª vez em 100 anos para deter coronavírus. Na foto, pessoas com trajes de proteção em Melbourne, Austrália
Internacional

Com aumento de mortes por covid-19, Austrália terá mais restrições

Segundo estado mais populoso da Austrália, Vitoria relatou crescimento recorde de 725 novos casos de covid-19, apesar de ter restabelecido o lockdown em Melbourne, a capital.

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Economia

Serviço público tem mais pessoal em trabalho remoto que setor privado

Resultados da pesquisa evidenciam desigualdade com números gerais de trabalho remoto no país com recortes também por idade, gênero, raça/cor e escolaridade, diz o Ipea.