Comando Militar do Leste investiga agressão de soldados a jovem no Rio

Publicado em 01/07/2018 - 13:32 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Comando Militar do Leste (CML) abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) e designou um oficial da unidade para apurar denúncia de violência por parte de militares do Exército durante operação na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.

Um vídeo divulgado ontem (30) nas redes sociais mostra soldados batendo em um jovem, cena gravada por pessoas que estavam na rua em frente a um estabelecimento comercial da comunidade e que pediam aos militares para que parassem com a agressão. .

Em resposta, um dos militares diz que o jovem tinha desacatado a autoridade e completou: “Ele agrediu um soldado e vai preso”.

Segundo o CML, a autenticidade do vídeo já foi verificada. “Após análise do vídeo, ele foi considerado autêntico. Foi determinada a abertura de um IPM para aprofundamento e esclarecimento das circunstâncias e da dinâmica dos fatos ocorridos”, acrescentou o comando.

Operações

Na zona norte do Rio, continuam as operações de manutenção da área estabilizada. Elas foram iniciadas na sexta-feira (29) nas comunidades da Pedreira e do Chapadão, em Costa Barros. Conforme o CML, permanecem as patrulhas dinâmicas, os pontos de bloqueio e de controle estáticos e as revistas de pessoas e de veículos. Além disso, os militares fazem remoção de barricadas. Já foram retiradas mais de 80. 

Forças Armadas fazem operação na zona norte do Rio de Janeiro
Forças Armadas fazem operação na zona norte do Rio de Janeiro (Comando Militar do Leste/Direitos Reservados)

A expectativa do comando das operações é superar a centena. Nesse sábado, as forças de segurança que atuam no local encontraram um muro utilizado ao mesmo tempo como proteção contra tiros e para posicionar os canos de armas. Pelos buracos do muro, os criminosos atiravam ou faziam pontaria. O CML informou que esse tipo de muro é chamado de seteira.

De acordo com o balanço centralizado de informações da sexta-feira, firam presas 14 pessoas, apreendidos quatro menores e morto um criminoso durante troca de tiros. Também foram apreendidos uma pistola 9mm, cinto tático com coldre de pistola, duas balanças de precisão, rádio comunicador, munições de fuzil e pistola, dez carregadores de fuzil, 30 carros, 44 motos e dois caminhões roubados, além de material para endolação de drogas, vários tipos de entorpecentes, carga roubada de bebidas importadas e cinco toneladas de macarrão.

Para incentivar a informação de moradores sobre a presença de criminosos, esconderijos de armamentos ou de drogas foram distribuídos 20 mil folhetos com canais para denúncia anônima e ouvidoria. A operação, segundo o CML, busca a não interferência na rotina das comunidades, especialmente em turnos escolares e no comércio.

Edição: Armando Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Líbano lida com devastação feita por explosões no porto

O grande número de feridos levou a uma superlotação dos hospitais de Beirute, informou a Cruz Vermelha. O presidente do Líbano anunciou recursos de US$ 66 milhões em fundos de emergência.

Internacional

Vendedores e consumidores enfrentam riscos em mercado de Caracas

No maior mercado de produtos agrícolas da capital venezuelana, as pessoas dão pouca atenção às regras de distanciamento, embora muitos usem máscaras

São Paulo - Comitê Paralímpico Brasileiro anuncia os 25 atletas convocados para a seleção que participará do Mundial de Paratletismo Londres 2017, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Esportes

Bolsa Atleta: divulgada lista de contemplados no programa

Ao todo são 109 atletas contemplados de modalidades que fazem parte dos programas Olímpico e Paralímpico, referente ao pleito 2019.

10/08/2019 - 2 Nacional de Atletismo - Circuito Loterias Caixa de Atletismo - Centro Paralímpico Brasileiro - São Paulo (SP) - Detalhe de um atleta segurando um disco durante a prova de Lançamento de Disco - Masculino
Esportes

Lançamento de disco: falta de competições preocupa Fernanda Borges

Enquanto brasileira treina com restrições por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, estrangeiras já retornaram a torneios.

Parque Nacional do Itatiaia
Geral

Parque Nacional do Itatiaia inicia hoje reabertura gradual

Por enquanto, atrações da parte alta, como o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras e a Cachoeira de Aiuruoca, além do camping, continuam fechados. 

Auxiliares de limpeza trabalham em hospital no combate à covid-19
Saúde

Auxiliares de limpeza contam sua rotina em hospital durante pandemia

Maria Berenice diz que o cuidado com a limpeza aumentou ao ficar na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. "Significou ver de perto o sofrimento das pessoas".