Ato no centro do Rio reúne manifestantes em defesa do Museu Nacional

Publicado em 03/09/2018 - 23:28 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Centenas de estudantes, professores e funcionários do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, atingido por um incêndio neste domingo (2), se reuniram na Cinelândia, no centro da cidade do Rio, no ato Luto pelo Museu Nacional, com críticas à falta de investimentos em conservação do patrimônio histórico. O protesto começou por volta das 16h e durou mais de duas horas. A manifestação ocorreu em frente à Câmara dos Vereadores do Rio.

Diversas entidades estudantis, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (SNPG), o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), também se manifestaram pela defesa da educação pública, de qualidade e socialmente referendada.

O Luto pelo Museu Nacional! Em defesa da universidade pública!, é o primeiro ato convocado em função do incêndio que destruiu quase todo o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio. Na convocação pelas redes sociais, os organizadores informavam que ocorreram três incêndios em prédios da UFRJ nos últimos anos.

Durante o ato político, houve um princípio de tumulto entre os diferentes grupos de estudantes, mas a situação foi logo contornada pela tropa de choque da Polícia Militar. Para dispersar os manifestantes, a PM atirou bombas de efeito moral. Não houve prisões.

Edição: Davi Oliveira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.

chape criciuma
Esportes

Chapecoense e Brusque se classificam para final do Catarinense

Verdão superou Criciúma na disputa de pênaltis, enquanto Quadricolor passou por Juventus com empate sem gols.

bahia x alagoinhas
Esportes

Baiano: Alagoinhas segura empate com Bahia no primeiro jogo da final

Desta forma, futuro campeão do estadual permanece totalmente indefinido. E tudo será decidido apenas no próximo sábado.

santa cruz x salgueiro
Esportes

Salgueiro faz história, bate Santa Cruz e leva título pernambucano

Pela primeira vez desde sua primeira edição, em 1915, o Campeonato Pernambucano tem um campeão de fora da capital Recife, o Carcará.

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 05.08.2020 jogo entre América x Atlético no Estádio Independência pelo Campeonato Mineiro 2020 - Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Esportes

Mineiro: Atlético derrota América e está na final

Réver, Marrony e Savarino marcam no triunfo de 3 a 0. Tombense é o adversário do Galo na grande decisão.

O jogador Patrick de Paula, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Ederson, da SC Corinthians P, durante partida válida pela final, ida, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Corinthians. (Foto: Cesar Greco)
Esportes

Corinthians e Palmeiras abrem final do Paulista com empate sem gols

Timão teve as melhores chances, mas parou em defesas de Weverton. Decisão fica aberta para partida de volta, no sábado (8), às 16h30 (horário de Brasília).