PM e ligas de blocos viabilizam desfile de grupos tradicionais no Rio

Agremiações ganham mais tempo para apresentar documentos necessários

Publicado em 28/02/2019 - 16:13 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Ameaçados de não desfilar no carnaval deste ano por não terem obtido a documentação necessária na Polícia Militar, blocos tradicionais da cidade, como o Imprensa que Eu Gamo, Carmelitas, Suvaco do Cristo, Céu na Terra e Toca Rauul conseguiram garantir participação na folia a menos de 24 horas do início da festa.

Rio de Janeiro - Bloco das Carmelitas anima foliões em Santa Teresa, região central da capital fluminense, no primeiro dia do carnaval carioca  (Tomaz Silva/Agência Brasil)
O Bloco das Carmelitas, que desfila pelas ladeiras de Santa Teresa - Tomaz Silva/Arquivo/Agência Brasil

A questão foi resolvida após reunião, nesta quinta-feira (28), entre representantes de duas das principais ligas dos blocos do Rio, a Sebastiana e a Amigos do Zé Pereira, a Riotur e comandantes dos batalhões da Polícia Militar (PM), que vinha se recusando a conceder a autorização para o desfile alegando falta da documentação exigida para a apresentação.

Durante o encontro, houve acordo entre as partes, e  o prazo para a entrega dos documentos foi estendido. Caberá às ligas correr contra o tempo para apresentar os documentos à PM e obter o “Nada a Opor”, que é indispensável para viabilizar a apresentação dos blocos carnavalescos da cidade.

A reunião foi feita depois de representantes dos blocos terem divulgado nota  criticando a burocracia em torno da concessão do documento, sob a alegação de descumprimento do prazo pelos blocos.

Na nota, divulgada ontem (27), os representantes das ligas diziam que faltava clareza às regras e exigências da prefeitura e ressaltavam o fato de, no ano passado, não ter sido necessário garantir o documento, mas apenas dar ciência do desfile aos batalhões.

As ligas criticavam também a ausência de igualdade e as controvérsias nos batalhões, uma vez que alguns blocos tiveram o pedido indeferido, enquanto outros o conseguiam aparentemente com a mesma documentação.

Ao comentar a decisão que viabilizará a apresentação dos blocos, o presidente da Liga Amigos do Zé Pereira, Rodrigo Resende, defendeu um entendimento maior entre os envolvidos na organização do desfile para evitar que se repitam “o sufoco e a correria deste ano”.

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que as concessões sobre a documentação foram feitas conforme os blocos carnavalescos eram autorizados pela Riotur a se apresentarem pelas ruas da cidade.

Segundo a nota, a PM segue os procedimentos dispostos no Decreto nº 44.617, de 20 de fevereiro de 2014, que estabelece prazo para a retirada do documento. Com o impasse e o atraso na entrega da notificação, no entanto, a PM resolveu flexibilizar os prazos de recebimento da documentação, considerando alterações nos procedimentos de autorização dos blocos pela Riotur.

Com a decisão, os blocos que já solicitaram recurso, mas tiveram a autorização negada, terão a situação reavaliada individualmente. “É importante ressaltar que a corporação necessita de tempo hábil para planejar o policiamento a ser empregado, tendo em vista questões logísticas – mobilização de tropa e a escala de trabalho dos policiais”, diz a nota da PM.

 

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias