Vale diz que evacuação em Barão de Cocais foi preventiva

Inspeções na barragem serão intensificadas

Publicado em 08/02/2019 - 10:19 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A mineradora Vale informou hoje (8) que a evacuação de uma área próxima à barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), foi feita de forma preventiva, depois que a empresa de consultoria Walm negou a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.

Por meio de nota, a empresa destacou que a determinação de evacuação foi feita pela Agência Nacional de Mineração (ANM) após ser informada pela própria Vale que a mineradora estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.

A ação teve início na madrugada e afetou cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 quilômetros da capital Belo Horizonte.

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10).”
 

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias