Tromba d’água provoca rompimento de barragem em Rondônia

Publicado em 30/03/2019 - 11:13 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O governo de Rondônia confirmou o rompimento de uma barragem no município de Machadinho D'Oeste. Segundo as informações preliminares da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do estado, uma tromba d’água atingiu ontem (29) a estrutura de uma barragem localizada no distrito de Oriente Novo e provocou a ruptura. Uma força-tarefa composta por funcionários do governo local e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) foi mobilizada para avaliar os impactos do rompimento.

De acordo com informações oficiais, o local atingido também é destinado às atividades de pesca e de mineração e ainda não é possível identificar qual tipo de barragem foi atingida. A Policia Ambiental informou que não há vítimas, mas cerca de 50 famílias estão isoladas.

Segundo a secretaria, a barragem de rejeitos de mineração é composta de areia e argila e não há risco de contaminação dos moradores locais por metais pesados.

Texto alterado às 16h12 do dia 1º/04/2019 para corrigir informações. A barragem fica no distrito de Oriente Novo, município de Machadinho D'Oeste, e não em Novo Oriente, em Ariquemes, como havia sido informado.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias