Massa de ar frio chega ao Brasil nesta quinta

Para o RJ há previsão de ventania e ressaca

Publicado em 03/07/2019 - 21:51 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A partir desta quarta-feira (3), uma massa de ar frio atingirá a região Sul do país, avançando pelas regiões Sudeste e parte da região Centro-Oeste a partir de amanhã (4), com ventos fortes e queda brusca na temperatura. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse sistema provocará forte declínio das temperaturas do ar com ampla formação de geadas, especialmente nas regiões serranas do Sul e do Sudeste.

Ouça na Rádio Nacional:

Rio de Janeiro

O Sistema Alerta Rio atualizou a previsão do tempo para os próximos dias. Na capital, a temperatura máxima poderá chegar a 21º Celsius (°C) no próximo sábado e obrigará o carioca a tirar o casaco do armário. Nesses últimos dias, a cidade tem vivido um verdadeiro veranico, com as temperaturas máximas, ficando acima dos 30°C. Hoje a temperatura máxima registrada no Rio foi 34,4°C.

Na quinta-feira (4), a aproximação e passagem da frente fria provocará aumento da intensidade dos ventos, com rajadas de moderadas a fortes, com previsão de pancadas de chuva moderadas e ocasionalmente fortes de forma rápida a partir do período da tarde. As temperaturas estarão em declínio, mas ainda com calor. A temperatura máxima prevista é 29ºC.

Ainda segundo o Alerta Rio, na sexta-feira (5) o tempo continuará instável no Rio e há previsão de chuva moderada a forte isolada, com ventos moderados a fortes. As temperaturas apresentarão acentuada queda, com a máxima prevista em torno de 24°C.

Para sábado (6), a temperatura cairá mais ainda. O transporte de umidade mantém o tempo instável no Rio e há previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento do período e rajadas de vento forte, oscilando entre 52 e 76 km/h.. A temperatura máxima ficará em torno de 21°C, que poderá ser a mais fria do ano.

No domingo (7), o tempo começa a melhorar no Rio, com redução gradativa da nebulosidade e não há previsão de chuva. Os ventos ficarão com intensidade moderada e a temperatura máxima prevista é de 22°C.

Cuidados

Em caso de ventania, o Sistema Alerta Rio recomenda que a população feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa. Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem no caso de alguma janela quebrar. 

Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore. Recomenda-se ainda que os moradores fiquem atentos em caso de falta de luz e tenham cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Ressaca

A Marinha distribuiu um alerta informando que ondas de até 3 metros de altura podem atingir a orla do Rio de Janeiro das 15h de amanhã até as 21h de sábado.

Edição: Aline Leal

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Comércio da cidade do Rio de Janeiro funciona com restrições
Saúde

Estado do Rio tem 168.064 casos de covid-19 desde início da pandemia

Desde ontem foram registrados 32 óbitos e 839 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O estado soma agora 13.604 mortes pela doença e 144.850 pacientes recuperados. 

Hospital de campanha do Maracanã no Rio de Janeiro
Justiça

Justiça do Rio impede fechamento de hospitais de campanha

Segundo secretaria, hospitais de São Gonçalo e do Maracanã estão abertos, mas sem pacientes por causa de vagas em unidades regulares da rede estadual.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, fala à imprensa , após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada
Justiça

Defesa de Onyx assina acordo de não persecução penal com a PGR

Apesar do acordo fechado com a PGR, é necessário que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal. Ministro-relator vai decidir se homologa acordo.

Hospital de campanha para vítima de Covid-19 em Santo André, São Paulo
Saúde

Covid-19: Brasil registra mais 561 mortes; total chega a 94.665

Doença atingiu 2,75 milhões de brasileiros; 69,5% já se recuperaram. Atualmente, 743.334 pacientes estão em acompanhamento.

Painel Resolveu
Geral

EBC fica em primeiro no ranking de elogios entre instituições federais

De 1º de janeiro a 31 de julho, a administração federal recebeu 4.656 elogios de usuários de 333 instituições; EBC recebeu 417 elogios, e Ministério da Economia, 375.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Economia

BNDES seleciona fundos de crédito não bancário para pequenas empresas

Com isso, BNDES busca mitigar impactos da pandemia de covid-19 na economia e, por meio de canais não bancários, ampliar crédito para pequenos empreendedores.