São Paulo registra recorde de chuva em 24 horas para o mês de julho

Publicado em 05/07/2019 - 12:53 Por Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O lento deslocamento de uma frente fria sobre o estado de São Paulo provocou chuva de moderada a forte durante várias horas, especialmente na faixa centro-leste e nordeste do estado, área em que fica a capital paulista. A convergência dos ventos quentes e úmidos de noroeste e o ar frio de sul intensificaram a instabilidade sobre a capital.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na estação meteorológica do Mirante de Santana, o acumulado de chuva de 24 horas medido entre às 9h de quinta-feira (4) até às 9h desta sexta-feira (5) foi de 123,6 mm, um recorde absoluto de toda a série histórica para o mês de julho em 76 anos de observação. O maior volume anterior havia sido verificado em 3 de julho de 1976 com 70,8 mm.

Entre quarta e quinta-feira últimas foram registrados 22,4 mm de chuva, sendo que o total acumulado foi de 146 mm, depois de um período de 28 dias sem chuva. Segundo o INMET, a média histórica para o mês de julho (1943-2018) é de 43 mm, ou seja, já choveu mais do que três vezes a média do mês.

Considerando a série absoluta em todos os meses de chuva, o registro de 123,6 mm de chuva em 24 horas foi o quarto maior da série histórica, perdendo apenas para 21/12/1988 com  151,8mm; 140,4 mm em 25/05/2005 e 127,4mm em 12/01/1949.

A chuva, além de contínua, foi bastante homogênea na capital. A estação automática do Inmet, localizada no Sesc-Interlagos, zona sul da capital, registrou um total de 132,2 mm desde o início do evento de chuva que começou na madrugada de quinta-feira (4).

A tendência indica que a chuva deve cessar nas próximas horas, à medida em que uma forte massa de ar polar vai deixar o tempo gelado e mais seco sobre o estado.

Na capital, as temperaturas mínimas previstas neste final de semana ficam ao redor dos 5°C. Segue em vigor o alerta de onda frio até a próxima segunda-feira (8).

Na terça-feira (9), feriado estadual, São Paulo deve registrar mínima de 7°C e máxima de 18°C, sem previsão de chuvas.

Assista na TV Brasil: Chuva causa interdição da marginal Tietê

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
comercio_varejista_julho2016.jpg
Economia

Indicador Antecedente de Emprego da FGV cresce 9,2 pontos

É a terceira alta consecutiva do indicador, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base na avaliação de consumidores e empresários da indústria e de serviços.

Adoniran morreu em 1982
Geral

Adoniran, 110 anos: compositor marcou o samba com sotaque paulistano

Compositor, que nasceu em 6 de agosto de 1910 em Valinhos (SP), criou um tipo de samba paulistano que enaltecia a memória e o cotidiano de imigrantes pobres e seus descendentes.

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro
Economia

Inflação pelo IGP-DI sobe 2,34% em julho, diz FGV

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, subiu de 2,22% em junho para 3,14% em julho.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Geral

RJ: Polícia Civil investiga vereador suspeito de desvio em combustível

Ação busca provas materiais da participação do parlamentar no esquema conhecido como bica ou baldinho, em que motoristas desviam parte do material transportado.

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real
Economia

BB tem lucro líquido de R$ 3,2 bi no segundo trimestre, queda de 23,7%

Banco do Brasil disse que os efeitos da pandemia sobre a economia causaram recuo da demanda por produtos e serviços, o que impactou receitas com prestação de serviços.

Inscrição,  Fies, educação
Educação

Complementação de inscrições da chamada única do Fies termina hoje

Nesta edição, 107.875 inscritos disputam 30 mil vagas, ofertadas em mais de 1,3 mil instituições de ensino superior.