Defesa Civil suspende estado de emergência no DF

Capital federal estava com umidade do ar abaixo dos 12%

Publicado em 16/09/2019 - 19:32 Por Da Agência Brasil - Brasília

A Defesa Civil do Distrito Federal suspendeu hoje (16) o estado de emergência na região, que havia sido decretada na semana passada em razão da baixa umidade na capital. A suspensão se deveu ao fato do DF ter tido dois dias seguidos com a taxa acima dos 12%, limite utilizado como referência pelo órgão.

Embora tenha saído do estado de emergência, Brasília segue em estado de alerta, com umidade na casa dos 20%. A perspectiva é que a seca continue severa pelos próximos dias, com expectativa de chuvas apenas em outubro.

O estado de emergência decretado na semana passada foi o segundo nas últimas semanas. Antes disso, a umidade havia chegado a níveis baixos no início do mês, tendo atingido 8%. Nesse período, a temperatura passou dos 34o C.

Apesar do alívio temporário, a Defesa Civil destaca que as pessoas devem continuar adotando medidas de cuidado em razão da seca e das altas temperaturas. Entre elas está o consumo de pelo menos 2 litros de água, embora o ideal seja 3 litros por dia.

Segundo o subsecretário da Subsecretaria da Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra, para quem não costuma tomar muita água, é adequado aumentar o consumo gradativamente. Ele sugere não esperar o corpo demandar, mas procurar beber um copo por hora.

Além disso, é importante evitar atividades físicas entre 11h e 16h e se proteger do sol, evitando ficar em ambiente aberto durante muito tempo e sempre lembrando de passar protetor solar. Em momentos de baixa umidade, o uso do umidificador também é recomendável.
 

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
(Brasília - DF, 09/06/2020) 34ª Reunião do Conselho de Governo.
Foto: Marcos Corrêa/PR
Economia

Sistema atual é um manicômio tributário, diz Guedes

Em audiência da Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária do Congresso Nacional, o ministro da Economia disse que reforma tributária não vai aumentar de impostos.

Avião decola no aeroporto de Congonhas.
Geral

Pista principal do Aeroporto de Congonhas é fechada para manutenção

Camada porosa de atrito é uma tecnologia nova, a mesma usada no Santos Dumont, no Rio, e permite rápido escoamento da água da chuva, aumentando a aderência dos pneus dos aviões nos pousos.

.coronavírus, pandemia, Covid-19
Saúde

Secretário adianta pontos da estratégia de vacinação para covid-19

Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, disse que está sendo feito o mesmo cálculo usado na vacinação contra influenza: cerca de 100 milhões de doses.

Palmeiras x Corinthians, Paulistão
Esportes

Corinthians e Palmeiras disputam hegemonia em finais do Paulistão

Decisão do título começa hoje (5) com o primeiro jogo no Itaquerão, às 21h30. Rivais estão empatados em número de taças em seis finais do estadual. 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala durante a solenidade de Posse dos ministros  das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações
Política

Bolsonaro diz a embaixador que Brasil vai ajudar o povo libanês

“O Brasil está solidário e manifestamos esse sentimento ao povo libanês. Estaremos presentes nessa ajuda àquele povo que tem alguns milhões de seus dentro do nosso país”, disse o presidente.

 A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde.
Geral

Orquestra Sinfônica de São Paulo e Masp apresentam série de concertos

Concertos vão combinar arte e música no auditório do Masp. Live será transmitida a partir das 20h no YouTube.