Aneel aprova redução nas contas de luz no Rio Grande do Sul

Publicado em 19/11/2019 - 19:58 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje (19) aplicar uma redução média de 5,06% nas tarifas da distribuidora de energia Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica SA (CEEE-D), que atua no Rio Grande do Sul. A empresa atende 1,7 milhão de unidades consumidoras localizadas em 72 municípios do estado. As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima sexta-feira (22).

Para os consumidores residenciais, a redução será maior, de 6%. Para os atendidos pela baixa tensão, a redução média será de 5,82% e, para os consumidores de alta tensão, como shoppings e indústrias, a queda será de 3,26%.

A Aneel disse que ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

Segundo a agência, pesou na queda de valores o pagamento antecipado de um encargo tarifário, a Conta ACR e ajustes em encargos setoriais, como a da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o que levou a uma redução de aproximadamente 7,47% nesses encargos.

Na reunião desta terça-feira, a agência decidiu ainda aplicar um reajuste médio de 5,29% para os clientes da DME Distribuição S.A (DMED). A distribuidora atende cerca de 77,7 mil unidades consumidoras, localizadas no município de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais.

Para os consumidores residenciais, o aumento médio será de 1,84%. Para os clientes atendidos na baixa tensão, será de 2,05%, Para os atendidos na alta tensão, será 10,33%.

Segundo a Aneel, contribuíram para o efeito positivo, principalmente, a inclusão dos componentes financeiros apurados no atual reajuste, levando a um aumento de 13,01%, bem como custos com pagamento de encargos setoriais, que representaram queda de 5,16%.

Chesp

A Aneel também aprovou uma redução média de 0,12% nas tarifas dos consumidores atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp), que atende 37 mil unidades consumidoras de nove municípios e um povoado no Vale de São Patrício, em Goiás. Os novos percentuais entram em vigor a partir do dia 22.

Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 0,62%. Já para os atendidos na baixa tensão, a média será de 0,52%. No caso dos consumidores atendidos em alta tensão, o efeito do reajuste tarifário será negativo, com uma redução de 2,92%.

Edição: Aline Leal

Últimas notícias