O que abre e fecha nos dias 31 e 1º em Brasília

Hopitais, transporte e comércio terão horários especiais no ano novo

Publicado em 30/12/2019 - 18:46 Por Agência Brasil - Brasília

O brasiliense deve estar atento aos horários especiais do comércio e de serviços públicos na terça-feira (31) e na quarta-feira (1º), Dia da Confraternização Universal.

Conforme o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) no dia 31 as lojas fecharão as portas às 15 horas, quem estiver no interior delas continuará sendo atendido. No dia 1º, nem o comércio e nem os supermercados do DF abrirão no dia 1º de janeiro. No caso dos shoppings, a praça de alimentação e entretenimento terão atendimento facultativo. Os bancos não funcionam em nenhum dos dois dias.

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou lista de serviços públicos, pontos turísticos e de equipamentos culturais que terão esquema especial de funcionamento.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionará de forma ininterrupta, atendendo pelo telefone 192, assim como todas as emergências de saúde e prontos-socorros, que estarão abertos 24 horas nos dois dias, seja nos hospitais regionais ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios e policlínicas funcionarão até 14h desta terça e, fechadas em 1º de janeiro. Segundo nota do GDF, “as Farmácias de Alto Custo distribuirão senhas até meio-dia e funcionarão até as 14h e fecham em 1º de janeiro.”

O Hemocentro abre no dia 31, das 7h às 12h, mas estará fechado em dia 1º de janeiro. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) voltados ao “atendimento de retaguarda” (Tipo III) manterão atendimento 24 horas por dia. Os outros CAPs (tipos I e II) estarão fechados nos dias 31/12 e 1/1.

Segurança Pública

Os serviços públicos de segurança pública como Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e os bombeiros funcionarão com contingente reduzido e em escalas de plantão. Os serviços de emergência por telefone 190 (PM), 193 (Corpo de Bombeiros). 199 (Defesa Civil) farão atendimento normal.

As delegacias especiais, como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as Delegacias da Crianças e do Adolescente (DCA) estarão disponíveis 24h.

No Detran, o atendimento ao público será das 8h às 12h do dia 31. Não haverá expediente no dia 1º de janeiro. A fiscalização de trânsito atuará de forma ininterrupta, de acordo com escalas de serviço. No Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o público será atendido no setor de multas até as 13h.

Transporte coletivo

O Governo do Distrito Federal informou que “o transporte público será reforçado para quem for aproveitar as festividades na região central da capital” na virada do ano. De acordo com nota do GDF, “ônibus extras vão reforçar a frota a partir das 21h do dia 31, nas linhas que saem da Rodoviária do Plano Piloto em direção às regiões administrativas. Em 1° de janeiro os coletivos circularão com tabela horária de domingo”. Sistema de consultas sobre os ônibus está disponível na internet.

No caso do metrô, o serviço “terá horário ampliado, com funcionamento das 5h do dia 31 até 2h de 1º de janeiro. Após 23h30 o embarque só poderá ser feito na Estação Central, com desembarque livre. No feriado, a operação ocorrerá das 7h às 19h. Depois, as catracas voltam a abrir das 7h às 19h”, avisa o GDF.

Outros serviços

Os postos de atendimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) funcionarão das 8h às 13h no dia 31. No dia 1º, o atendimento só será feito apenas pela central de telefone 115.

No caso da Companhia Energética de Brasília (CEB), as agências de atendimento abrirão pela manhã, das 8h às 14h. A central 116 e os serviços de urgência funcionarão normalmente  (24 horas).

Diversão

O Parque Nacional de Brasília, onde funciona a Água Mineral, e o Jardim Botânico estarão abertos para entrada até o meio-dia no 31 de dezembro, mas não funcionarão no dia 1º de janeiro, como ocorrerá com o Jardim Zoológico e com o Museu do Catetinho.

Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionarão normalmente, assinala o GDF. O mesmo não acontecerá com pontos culturais como o Complexo Cultural de Planaltina, o Complexo Cultural de Samambaia, o Centro de Dança e o Espaço Cultural Renato Russo que permanecerão fechados até 6 de janeiro.

Edição: Liliane Farias

Últimas notícias