Veja o que abre e o que fecha em Brasília durante o feriado

Hospitais, postos de saúde e Upas funcionarão normalmente

Publicado em 23/12/2019 - 14:47 Por Pedro Ivo de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Com a chegada da semana do Natal, muitos órgãos, empresas e serviços públicos diminuem o ritmo de funcionamento. Todos os serviços essenciais, como bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e o atendimento emergencial à saúde funcionam normalmente, porém com contingente reduzido e em escalas de plantão.

Alguns bancos cumprirão expediente, mas com horários especiais em dias específicos. A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25/12) e da Confraternização Universal (1º/1).

Pontos turísticos do DF também funcionam em esquema especial. Alguns shoppings terão horários especiais para quem não teve tempo ou simplesmente esqueceu de comprar presentes ou lembrancinhas para as festividades.

A Agência Brasil fez um levantamento sobre o expediente dos principais serviços que fecham as portas ou que funcionam de maneira restrita durante os feriados. Confira:

Comércio

Supermercados e lojas de varejo têm ponto facultativo, portanto consulte o estabelecimento para não perder a viagem. O expediente acaba mais cedo em grande parte do comércio no dia 24, então não deixe as compras essenciais para a ceia de Natal para o último minuto. Unidades do Sesc e do Senac não terão expediente.

Saúde

Hospitais e postos de saúde funcionam normalmente. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) também funcionarão durante as festividades. O Hemocentro de Brasília funciona no dia 24 até às 12h, e não receberá doações nos feriados. Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionarão durante os feriados.

Diversão

Uma boa dica para aproveitar a folga de final de ano é visitar museus, parques e ir ao cinema. O Parque da Cidade estará aberto durante toda a semana. O Museu da República estará de portas abertas até as 12h do dia 24, mas não abrirá as portas nos dias 25 e 1° de janeiro de 2020. O Zoológico de Brasília segue o mesmo esquema, mas funcionará de 8h30 às 17h nos outros dias, assim como o Jardim Botânico de Brasília. As principais salas de cinema da cidade terão sessões de exibição nos horários convencionais. O Espaço Cultural Renato Russo fecha no dia 23, e retoma as atividades no dia 5 de janeiro de 2020.

Transporte

O sistema de transporte público funcionará usando a tabela de deslocamento de domingo durante os feriados (25 de dezembro e 1 de janeiro). As linhas de metrô estarão ativas de 7h às 19h durante as festividades.

Segurança

Delegacias de polícia e postos da Polícia Militar funcionam normalmente, mas com contingente reduzido. As delegacias especiais, como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as Delegacias da Crianças e do Adolescente (DCA) estarão disponíveis 24h.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias