Após chuvas fortes, represa se rompe em cidade goiana; não há feridos

Publicado em 04/01/2020 - 15:38 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Uma represa se rompeu hoje (4), em Pontalina, no centro de Goiás. A estrutura, localizada em uma área particular, sofreu colapso após fortes chuvas terem atingido o município desde a noite de ontem (3). Não há registros de feridos.

Por meio de sua página no Facebook, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Pontalina alertou os moradores sobre o risco de outras represas se romperem e pediu que as pessoas que moram na região deixem os locais próximos a essas represas para evitar acidentes.

Em nota, a Companhia de Abastecimento de Água de Goiás (Saneago) informou que o transbordamento da represa provocou transtornos no esgotamento sanitário do município. "Estação elevatória final de esgoto e poços de visita foram danificados", disse a empresa.

Segundo a Saneago, a chuva causou uma inundação "de cinco metros" na área de captação de água de Pontalina. De acordo com a empresa, a água deixou motores, quadro de comando e uma série de outros equipamentos submersos.

A empresa disse que deslocou uma força tarefa para monitorar a situação dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. "Técnicos aguardam a diminuição do volume de água para, então, avaliar a condição de todos os equipamentos e executar os reparos necessários para a normalização do sistema", disse a empresa que pediu aos moradores um consumo "consciente das reservas domiciliares de água tratada".

A reportagem da Agência Brasil tentou contato com a Secretaria de Estado e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Corpo de Bombeiros de Goiás para obter informações sobre o motivo do rompimento da represa, danos ambientais e a quantidade de pessoas afetadas, mas, até a publicação da matéria, não obteve retorno.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias