RJ: carnaval reciclável abre atividades do Galpão das Artes da Comlurb

Programação será aberta por exposição do artista plástico Rick Barboza

Publicado em 08/01/2020 - 16:08 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A exposição “Reciclando o Carnaval”, do artista plástico Rick Barboza, abre na próxima sexta-feira (10) as atividades de 2020 do Galpão das Artes Urbanas Helio Pellegrino, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A entrada é gratuita para o público a partir do dia 13.

Na exposição, Rick Barboza mostra o que pode ser feito com todo material que é considerado lixo por muitos foliões. Grande parte dos figurinos que confecciona resulta de peças encontradas por Rick ao longo dos anos na Marquês de Sapucaí, e que acabaram sendo descartadas pelos turistas após desfilarem nas escolas de samba. “Eu vou recolhendo tudo que eu encontro e vou transformando. Não são fantasias tradicionais. As pessoas vão encontrar originalidade”, afirmou o artista plástico hoje (8), em entrevista à Agência Brasil.

Entre as 58 peças que estarão em exibição, o artista destacou uma blusa bordada com macarrão, colheres de plástico que se transformam em flores, roupas elaboradas com palha de coqueiro. “É um trabalho minucioso, delicado e super reciclado”. O público verá também duas peças criadas por Rick Barboza para a Comissão de Frente da Estação Primeira de Mangueira, no carnaval de 2018, além de uma fantasia de Carmem Miranda toda feita de retalhos.

Rick Barboza com peças da exposição Reciclando o Carnaval.
Rick Barboza com peças da exposição Reciclando o Carnaval. - Divulgação Comlurb

Formado em artes plásticas na Espanha, país onde trabalhou durante 12 anos como vitrinista da fábrica sueca HN, Barboza atualmente trabalha no Rio de Janeiro em emissoras de televisão e companhias de teatro fazendo adereços e cenografia. 

Oficina

Paralelamente à exposição “Reciclando o Carnaval”, o bloco de carnaval Vagalume O Verde, pautado pela sustentabilidade, vai mostrar aos visitantes figurinos e adereços criados para a agremiação a partir de materiais recicláveis. Ou seja, transformar lixo em arte. O bloco mantém parceria com o Galpão das Artes da Comlurb desde 2015 e desfila todos os anos no Jardim Botânico, também na zona sul do Rio de Janeiro.

A agremiação procura sensibilizar os foliões para as questões ambientais e promove coleta seletiva de latinhas, garrafas e outros materiais durante o desfile, envolvendo no processo cooperativas de catadores e voluntários. O Vagalume O Verde ainda tenta neutralizar os impactos ambientais com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

Junto com o Vagalume O Verde, Rick Barboza dará uma oficina de adereços que ensinará em quatro aulas como montar uma fantasia, englobando enfeites para a cabeça, adereço de mão, blusa e saia. “Vamos tentar nessas quatro semanas ensinar a montar um look divertido para as pessoas fazerem e saírem no carnaval”. A primeira aula está prevista para a próxima semana. A exposição ficará aberta ao público do dia 13 deste mês até 21 de fevereiro na Rua Padre Leonel Franca s/nº, no bairro da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. 

A inauguração da mostra contará com shows do pernalta Bruninho, do malabarista Gabriel Beda e da drag queen Victoria Titan vestida de Carmem Miranda.

Edição: Aline Leal

Últimas notícias