RJ: carnaval reciclável abre atividades do Galpão das Artes da Comlurb

Programação será aberta por exposição do artista plástico Rick Barboza

Publicado em 08/01/2020 - 16:08 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A exposição “Reciclando o Carnaval”, do artista plástico Rick Barboza, abre na próxima sexta-feira (10) as atividades de 2020 do Galpão das Artes Urbanas Helio Pellegrino, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A entrada é gratuita para o público a partir do dia 13.

Na exposição, Rick Barboza mostra o que pode ser feito com todo material que é considerado lixo por muitos foliões. Grande parte dos figurinos que confecciona resulta de peças encontradas por Rick ao longo dos anos na Marquês de Sapucaí, e que acabaram sendo descartadas pelos turistas após desfilarem nas escolas de samba. “Eu vou recolhendo tudo que eu encontro e vou transformando. Não são fantasias tradicionais. As pessoas vão encontrar originalidade”, afirmou o artista plástico hoje (8), em entrevista à Agência Brasil.

Entre as 58 peças que estarão em exibição, o artista destacou uma blusa bordada com macarrão, colheres de plástico que se transformam em flores, roupas elaboradas com palha de coqueiro. “É um trabalho minucioso, delicado e super reciclado”. O público verá também duas peças criadas por Rick Barboza para a Comissão de Frente da Estação Primeira de Mangueira, no carnaval de 2018, além de uma fantasia de Carmem Miranda toda feita de retalhos.

Rick Barboza com peças da exposição Reciclando o Carnaval.
Rick Barboza com peças da exposição Reciclando o Carnaval. - Divulgação Comlurb

Formado em artes plásticas na Espanha, país onde trabalhou durante 12 anos como vitrinista da fábrica sueca HN, Barboza atualmente trabalha no Rio de Janeiro em emissoras de televisão e companhias de teatro fazendo adereços e cenografia. 

Oficina

Paralelamente à exposição “Reciclando o Carnaval”, o bloco de carnaval Vagalume O Verde, pautado pela sustentabilidade, vai mostrar aos visitantes figurinos e adereços criados para a agremiação a partir de materiais recicláveis. Ou seja, transformar lixo em arte. O bloco mantém parceria com o Galpão das Artes da Comlurb desde 2015 e desfila todos os anos no Jardim Botânico, também na zona sul do Rio de Janeiro.

A agremiação procura sensibilizar os foliões para as questões ambientais e promove coleta seletiva de latinhas, garrafas e outros materiais durante o desfile, envolvendo no processo cooperativas de catadores e voluntários. O Vagalume O Verde ainda tenta neutralizar os impactos ambientais com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

Junto com o Vagalume O Verde, Rick Barboza dará uma oficina de adereços que ensinará em quatro aulas como montar uma fantasia, englobando enfeites para a cabeça, adereço de mão, blusa e saia. “Vamos tentar nessas quatro semanas ensinar a montar um look divertido para as pessoas fazerem e saírem no carnaval”. A primeira aula está prevista para a próxima semana. A exposição ficará aberta ao público do dia 13 deste mês até 21 de fevereiro na Rua Padre Leonel Franca s/nº, no bairro da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. 

A inauguração da mostra contará com shows do pernalta Bruninho, do malabarista Gabriel Beda e da drag queen Victoria Titan vestida de Carmem Miranda.

Edição: Aline Leal

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
basquete em cadeira de rodas, seleção brasileira, Rio 2026
Esportes

Coluna - Justo ou injusto?

Reclassificação no basquete tira atletas do movimento paralímpico. Dos 132 reenquadrados, 119 foram considerados aptos a competir em Tóquio, e nove inelegíveis.

Ensino a distância cresce mais que presencial
Educação

MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino

Instituições que optarem por suspender aulas presenciais deverão repô-las integralmente e poderão alterar calendários escolares, inclusive recessos e férias.

A Polícia Federal prende o banqueiro Eduardo Plass em nova etapa da Operação Hashtag, desbodramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Geral

Polícia Federal faz operação contra fraudes nos Correios

Cargas eram distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento inferior, dando prejuízo de R$ 94 milhões aos Correios. Foram expedidos mandados de afastamento de funcionários.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

São Paulo usa Metrô para vacinar adultos e crianças 

Não é necessário apresentar carteirinha de vacinação. Em todas as estações do Metrô de São Paulo, a campanha estará na área livre do mezanino. Vacinas evitam diversas doenças.

O ministro Gilmar Mendes, durante a segunda parte da sessão de hoje (23) para julgamento sobre a validade da prisão em segunda instância do Supremo Tribunal Federal (STF).
Justiça

Gilmar Mendes suspende efeitos de veto sobre uso máscara em presídios

A decisão suspende “apenas os efeitos dos vetos feitos por meio de republicação, após o prazo de 15 dias para o exercício da deliberação executiva sobre o projeto de lei”, diz STF.

Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR
Geral

Parque Nacional do Iguaçu retoma atividades a partir de hoje

Entre as medidas obrigatórias para acessar a unidade de conservação estão a redução da capacidade do local, aferição da temperatura, o distanciamento entre as pessoas e uso correto da máscara.