Ministério transfere 108 carros para estados reforçarem segurança

Ouvidorias de todas as unidades da federação receberão os veículos

Publicado em 29/06/2020 - 15:54 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil  - Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública transferiu, hoje (29), às secretarias de Segurança Pública e às Ouvidorias dos 26 estados, e mais as do Distrito Federal, 108 veículos esportivos do tipo SUV (do inglês Sport Utility Vehicle). A ação custou cerca de R$ 6,8 milhões aos cofres públicos

Cada ouvidoria estadual receberá um automóvel que deverá ser usado para cumprir a missão do órgão, ou seja, receber e dar o devido encaminhamento às representações dos cidadãos sobre as ações e atividades dos profissionais de segurança, bem como os elogios e as sugestões. O objetivo desses órgãos de acompanhamento público da atividade policial foi estabelecido na Lei nº 13.675, que criou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

“A entrega [às ouvidorias estaduais] vai contribuir para reforçar o monitoramento permanente da atividade policial e dar agilidade no recebimento e na apuração das denúncias por práticas indevidas cometidas poe profissionais de segurança pública e defesa social”, afirmou o ouvidor-geral do ministério, Ronaldo Bento.

Cerimônia de Entrega de Veículos para as Ouvidorias do SUSP/Foto:Isaac Amorim/MJSP
Cerimônia de Entrega de Veículos para as Ouvidorias do SUSP- Isaac Amorim/MJSP

Cada uma das 27 unidades da federação receberá outros três automóveis que serão destinados a reforçar os centros de reabilitação e atenção que prestam atendimento biopsicossocial aos integrantes das forças de segurança estaduais (polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros).

Segundo o ministério, esses veículos deverão ser empregados em atividades de acompanhamento médico de profissionais da área; no deslocamento para realização de perícias e outras atividades de acompanhamento biopsicossocial.

A aquisição e doação de 81 automóveis faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida). Entre os objetivos do programa estão a elaboração, implementação, apoio e monitoramento de projetos de atenção psicossocial e segurança no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social em todo o país.

Durante a cerimônia nesta manhã, em Brasília, os secretários estaduais de Segurança Pública foram representados pelo secretário-executivo da pasta do Distrito Federal, Júlio Danilo, que recebeu as chaves do ministro André Mendonça. Na última sexta-feira (26), Mendonça declarou que considera como o maior desafio de sua gestão o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública.

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Violência doméstica violência contra a mulher
Direitos Humanos

Lei Maria da Penha: subnotificações escondem número real da violência

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres vem trabalhando em novas ferramentas para reduzir a subnotificação. Dentre essas ferramentas, está o aplicativo Direitos Humanos Brasil.

 

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Justiça

CNJ comemora sucesso de audiências e sessões por videoconferência

De 1º de maio a 4 de agosto, o Judiciário realizou 366. 278 mil videoconferências por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais.

Testes para detecção do Covid-19
Saúde

São Paulo registra mais de 25 mil mortes pela covid-19

Entre os 621.731 de casos diagnosticados de covid-19, 397.653 pacientes estão recuperados, sendo que 75.806 foram internados e tiveram alta hospitalar.

Reprodução gráfica da chuva de meteoros Geminídeos feita pela Organização Meteorológica Internacional
Geral

Chuvas de meteoros poderão ser vistas no Brasil este mês

Neste domingo, Dia dos Pais, quem acordar bem cedo poderá acompanhar a ocultação de Marte. É como se fosse um eclipse, quando a Lua passa entre a Terra e o planeta vermelho.

Área de lazer do Aterro do Flamengo reaberta atrai milhares de cariocas
Saúde

Dia Nacional do Combate ao Colesterol chama a atenção para o problema

A data, 8 de agosto, é uma forma de mobilizar a sociedade para promover uma conscientização maior dos cidadãos, profissionais e do Poder Público sobre a necessidade de prevenir e mitigar os efeitos desse mal.

Chica Xavier
Geral

Morre no Rio atriz Chica Xavier, aos 88 anos

Uma das primeiras atrizes negras a desempenhar papéis marcantes, em 1956 encenou a primeira peça de sua carreira, Orfeu da Conceição, e no cinema, estreou em 1962, no filme Assalto ao Trem Pagador.