Vale adota emergência em barragens de Nova Lima e Ouro Preto

Protocolo não requer evacuação da população em local próximo

Publicado em 09/06/2020 - 10:31 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A mineradora Vale começou hoje (9), de forma preventiva, o protocolo de emergência em nível 1 das barragens 6 e 7A, da Mina de Águas Claras, em Nova Lima (MG), e da barragem Área IX, da Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG).

Segundo a empresa, as barragens estão inativas e o protocolo não requer a evacuação da população em local próximo.

“Recentemente, ao identificar três estruturas inativas e com características de barragens, a Vale comunicou e cadastrou essas estruturas nos órgãos competentes. A partir de inspeções mais recentes, não foram identificadas anomalias que possam comprometer a segurança das estruturas”, informou a mineradora.

A empresa destacou que trabalha na investigação das estruturas para verificar mais detalhes sobre as suas características e condições. “A decisão de elevar o nível de emergência é uma medida preventiva até que sejam concluídas as análises técnicas das estruturas”, diz  em nota.

De acordo com a Vale, o acionamento do nível 1 das barragens não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas no primeiro trimestre de 2020.

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias