EBC entrará no Programa Nacional de Desestatização

Informação é do Ministro das Comunicações, Fábio Faria

Publicado em 10/03/2021 - 20:02 Por Agência Brasil - Brasília

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou hoje (10) que a Empresa Brasil de Comunicações (EBC) entrará no Programa Nacional de Desestatização (PND), conduzido pelo Ministério da Economia em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O BNDES vai contratar uma consultoria e nós iremos receber os estudos que virão”, disse o ministro em entrevista à imprensa após reunião com o presidente da EBC, Glen Valente, e representantes do Ministério da Economia.

O ministro também comunicou a inclusão da EBC no PND em suas redes sociais.

Segundo a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha  Seillier, a EBC passará por um processo de benchmarking (comparação de performance com altos padrões) de padrão internacional para avaliar capacidades, competências e equivalências entre os serviços executados e a realidade de mercado para empresas do mesmo porte para identificar as melhores práticas.
 

Secretária especial do PPI, Martha Seillier, fala com a imprensa após reunião com a direção da EBC sobre desestatização da empresa
Secretária especial do PPI, Martha Seillier, fala com a imprensa após reunião com a direção da EBC sobre desestatização da empresa - Fabio Rodrigues Pozzebom/AgênciaBrasil


O prazo dos estudos de viabilidade de desestatização ou de parcerias ainda não está definido, e dependerá de cronograma a ser definido entre os ministérios das Comunicações e da Economia e a empresa a ser contratada pelo BNDES. “Caso o presidente Bolsonaro concorde, ele publicará um decreto - que leva de um a dois meses. Com a publicação, partimos para a contratação da consultoria, que também pode demorar até dois meses. Acredito que entre três e quatro meses a gente possa aprofundar os estudos de desestatização da empresa”, afirmou Martha Seillier.

“A inclusão de uma empresa no PND não significa o seu fim, não significa que ela será, necessariamente, 100% privatizada. Significa que existe uma decisão que será encaminhada de avaliar ganhos com a desestatização”, concluiu.

Sobre as expectativas em relação ao tema, Glen Valente afirmou que não há “hipótese cravada” sobre o futuro que será dado à empresa de comunicação. “Continuamos trabalhando e vamos explorar todas as alternativas”, disse.

Presidente da EBC, Glen Valente, fala com a imprensa após reunião no ministérios das Comunicações  sobre a desestatização da empresa
Presidente da EBC, Glen Valente, fala com a imprensa após reunião no ministérios das Comunicações sobre a desestatização da empresa - Fabio Rodrigues Pozzebom/AgênciaBrasil

“Vamos entrar na fase de estudos. Dentro desta fase, vamos explorar todas as alternativas disponíveis em parceria com o Ministério da Economia. Mantemos a gestão do processo [no âmbito] do Ministério [das Comunicações]”, afirmou Glen Valente.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Últimas notícias