Parques estaduais de SP voltam a funcionar em horário normal

Atividades econômicas também podem funcionar até meia-noite

Publicado em 01/08/2021 - 11:17 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A partir deste domingo  (1º) os paulistas podem usufruir, em horário integral, dos parques estaduais. A reabertura dos parques urbanos e unidades de conservação estaduais em horário integral segue as mudanças do Plano São Paulo..

A lista completa de áreas verdes com visitação liberada e seus respectivos horários está disponível no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

O anúncio das novas regras de flexibilização do Plano São Paulo foi feito pelo governador paulista na última quarta-feira (28) e permite ainda a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir de hoje.

Segundo o governo, após sucessivas melhoras nos índices de saúde e vacinação acelerada contra a covid-19, os estabelecimentos poderão funcionar das 6h à meia-noite, com ocupação presencial de até 80% da capacidade.

As novas regras da fase de transição vão valer entre os dias 1 e 16 de agosto. O limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa das 23h à meia-noite. Também não está mais em vigor o toque de recolher durante as madrugadas.

A capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, atualmente em 60%, sobe para 80%. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.

O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP.

Eventos que geram aglomerações em casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, entre outros, continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.

O governo do estado mantém a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias. Também seguem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, sob rígido cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento social.

Retomada segura

O governo do estado anunciou ainda que se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos planeja avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura a partir de 17 de agosto.

A partir da segunda quinzena do próximo mês, a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.

Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras vão manter autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.

Indicadores de saúde

As permissões anunciadas na última quarta-feira foram possíveis pelo atual cenário do controle da pandemia em São Paulo. Indicadores da Secretaria da Saúde mostram reduções consistentes nas médias diárias de novos casos (-20,6%), internações (-18,3%) e mortes (-9,6%) provocadas pelo coronavírus em todo o estado.

São Paulo vem registrando quedas sucessivas nas internações de pacientes com coronavírus em enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa estadual de ocupação de leitos de UTI covid-19 está em 54% e, na Grande São Paulo, o índice é ainda mais baixo e está em 49,64%.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a campanha de vacinação em São Paulo já protegeu 75,9% da população adulta com ao menos uma dose de imunizantes contra a covid-19. O esquema vacinal completo já foi aplicado a 27,2% dos adultos em todo o estado.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias