Ministério das Comunicações abre editais para rádios comunitárias

Serão abertos seis editais para conceder licenças a emissoras

Publicado em 02/10/2022 - 11:44 Por EBC - Brasília

No ano em que a tecnologia 5G chega ao Brasil, o rádio comemora 100 anos desde a primeira transmissão no país. Mesmo com o boom tecnológico, especialistas acreditam que o rádio permanecerá como o meio de comunicação mais acessível do mundo. Até o fim de 2022, o Ministério das Comunicações abrirá seis editais para licenciar novas emissoras de rádio comunitária.

As rádios comunitárias transmitem sinal dentro de um raio de até um quilômetro e têm o objetivo de informar e entreter comunidades menores, vilarejos e povoados. Por essa finalidade, não podem divulgar conteúdos publicitários e comerciais.

Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, falou sobre as primeiras transmissões e a evolução do rádio no país. “O rádio surge [em 1922] com o propósito de cuidar da integração nacional, entreter, informar, promover nossa cultura, prestar serviços”, contou Martinhão.

O secretário também falou sobre a flexibilização de horário ou a dispensa de retransmissão do programa A Voz do Brasil em eventos importantes em municípios, medida regulamentada em fevereiro. No dia do aniversário da cidade, por exemplo, as emissoras podem transmitir ações sobre a comemoração da data ao invés de divulgar A Voz do Brasil.

A entrevista completa, conduzida pelo jornalista Roberto Camargo, você assiste neste domingo (2), a partir das 22h30, na TV Brasil.

Matéria alterada no dia 3/10 para correção no número de editais a serem abertos pela pasta.

Edição: Aline Leal

Últimas notícias