logo Agência Brasil
Geral

Tradicional Via Sacra no Morro da Capelinha completa 50 anos

Apresentação contou com 1,4 mil voluntários, entre atores e equipe
Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional
Publicado em 07/04/2023 - 19:34
Brasília
Brasília-DF 07/04/2023 A Via Sacra, um dos mais tradicionais eventos da Semana Santa no Distrito Federal,  no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF).
© Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Todos os anos nessa época de Páscoa, a encenação da Via Sacra no Morro da Capelinha reúne milhares de católicos do Distrito Federal. Esse evento, realizado em Planaltina, é tombado como Patrimônio Cultural Imaterial de Brasília.

Brasília-DF 07/04/2023 A Via Sacra, um dos mais tradicionais eventos da Semana Santa no Distrito Federal,  no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF).
A Via Sacra, um dos mais tradicionais eventos da Semana Santa no Distrito Federal, no Morro da Capelinha, em Planaltina. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Em 2023 não foi diferente: os peregrinos começaram a se concentrar no local desde cedo. A administradora Larissa Alves diz que é um momento de agradecer. "Para a gente é mto importante a Sexta-Feira Santa. É uma forma de vir para agradecer pela vida de todos, da família. É bastante especial estar aqui".

E nesta Sexta-feira Santa, a Via Sacra do Morro da Capelinha foi realizada em uma atmosfera especial. É que a festividade completou 50 anos. O coordenador de comunicação do evento, Diogo José Pereira, explica o que levou essa celebração a se transformar em uma verdadeira tradição para os católicos do Distrito Federal. "A conclusão é muito simples, É através da fé, a fé das pessoas que nos assistem, a fé dos personagens, das pessoas que trabalham. E nós trabalhamos nesses 50 anos pensando nessas pessoas".

Este ano, a festividade contou com a participação de 1,4 mil voluntários, entre atores e equipes de trabalho. A organização ainda não divulgou dados sobre o público, mas a expectativa era de que cerca de 100 mil fieis participassem da Via Sacra no Morro da Capelinha.