Hoje é Dia: Chico Anysio e Dia do Hino Nacional são destaques

Confira as principais datas da semana entre 11 e 17 de abril de 2021

Publicado em 11/04/2021 - 08:05 Por Edgard Matsuki - Brasília

Esta semana é repleta de datas que ajudam a relembrar figuras importantes no cenário cultural brasileiro e celebram símbolos nacionais.

Confira a lista de datas da semana

Confira todas as efemérides de abril de 2021

No dia 12, o nascimento do ator Chico Anysio completa 90 anos. Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho é considerado um dos maiores nomes do humor no Brasil. Um dos seus mais inesquecíveis personagens é o Professor Raimundo (do programa Escolinha do Professor Raimundo). Em 2018, o quadro O Rádio Faz História, do Todas as Vozes (programa da Rádio MEC), relembrou o surgimento do personagem (que se deu nas ondas do rádios). Escute:

Quando Chico Anysio morreu, em 2012, o programa 3 a 1 da TV Brasil fez uma homenagem ao relembrar uma entrevista dele no programa, concedida em 2008. Relembre:

No dia 14, a morte da filósofa francesa Simone de Beauvoir completa 35 anos. Um dos ícones do movimento feminista, Simone de Beauvoir foi tema de uma questão no Enem no ano de 2015. Na época, o programa Caiu no Enem repercutiu a questão:

Dois símbolos (um oficial e outro “extraoficial”) do Brasil são celebrados na semana. O Dia do Hino Nacional Brasileiro é celebrado em 13 de abril. O hino foi composto em 1831 por Francisco Manoel da Silva e recebeu a letra de Joaquim Osório Duque Estrada. Em 2015, o programa Momento Três (da Nacional FM Brasília) homenageou a música com três versões distintas da original. Escute:

O dia 14 (Dia Mundial do Café) vem com um brinde à bebida que acompanha a manhã de muitos brasileiros. Para além de item indispensável na primeira refeição do dia de algumas pessoas (que aqui no país recebeu o nome de “café da manhã”), o café é importante na economia (como relembra essa matéria da Agência Brasil de 2019) e até fonte de inspiração para canções (como mostrou o essa edição do Momento Três de 2015).

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (11 a 17 de abril de 2021)

11 a 17 de abril de 2021
11

Nascimento do cantor, compositor, cronista e músico maranhense de MPB José Ribamar Coelho Santos, conhecido como Zeca Baleiro (55 anos)

Dia Mundial da Doença de Parkinson

12

Nascimento do pedagogo cearense Lauro de Oliveira Lima (100 anos) - conhecido pela sua atuação política na educação e pelo desenvolvimento do método psicogenético, estruturado a partir da epistemologia genética de Jean Piaget

Nascimento do humorista, ator, radioator, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido artisticamente como Chico Anysio (90 anos)

Lançamento da Vostok 1, primeira espaçonave tripulada com ser humano (60 anos) - o cosmonauta russo/soviético Yuri Alekseievitch Gagarin se tornou o primeiro ser humano a viajar pelo espaço

Início da Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos (160 anos)

Ocorre o primeiro lançamento de um ônibus espacial, o modelo norte-americano Columbia, com a missão STS-1 (40 anos)

Inauguração do aeroporto de Congonhas (85 anos)

13

Nascimento do psicanalista francês Jacques-Marie Émile Lacan (120 anos)

Nascimento do dramaturgo, escritor e Nobel de Literatura irlandês Samuel Barclay Beckett (115 anos)

Nascimento do compositor paulista Carlos Henrique Paganetto Roma (85 anos) - conhecido por ter criado a música e letra do hino oficial do Santos Futebol Clube

Dia do Hino Nacional Brasileiro

14

Morte do músico, compositor e saxofonista fluminense Victor Assis Brasil (40 anos) - um dos mais aclamados instrumentistas do jazz brasileiro

Morte da estilista mineira Zuleika de Souza Netto, a Zuzu Angel (45 anos)

Morte da escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir (35 anos)

Morte do filósofo, jurista, político, professor universitário e poeta paulista Miguel Reale (15 anos)

Dia Mundial do Café

15

Morte do poeta fluminense Dante Milano (30 anos)

Morte do cantor e compositor norte-americano Joey Ramone (20 anos)

Dia Mundial do Desenhista - a data foi criada para comemorar o aniversário de Leonardo da Vinci

Dia Nacional do Desarmamento Infantil

Dia Nacional da Conservação do Solo

16

Nascimento do compositor e letrista fluminense Antônio de Pádua Vieira da Costa, o Luís Antônio (100 anos)

Dia Mundial da Voz

17

Nascimento do autor de telenovelas, escritor, dramaturgo, jornalista e publicitário paulista Benedito Ruy Barbosa (90 anos)

Nascimento do produtor, guitarrista, baixista, compositor e cantor baiano Hyldon de Souza Silva, o Hyldon (70 anos)

Dezenove membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra são mortos pela Polícia Militar durante o confronto no Pará, no chamado Massacre de Eldorado dos Carajás (25 anos)

Fim da Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos entre os Países Baixos e as Ilhas Scilly (35 anos)

Dia Internacional dos Hemofílicos

Dia Nacional da Botânica - a data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius

Estreia do programa Quadrante, na Rádio MEC (60 anos)

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias