Cristina Kirchner denuncia “pressões especulativas” contra emergentes

Publicado em 28/01/2014 - 07:13 Por Da Agência Brasil* - Brasília

 A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, denunciou, nessa segunda-feira (27), em sua conta na rede social Twitter, “pressões especulativas” contra as moedas dos países emergentes. “Tema principal, as pressões especulativas sobre os tipos de câmbio dos países emergentes”, escreveu Kirchner, depois da reunião com a presidenta Dilma Roussef, em Havana, onde participaram da 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

"Parece que alguns nos querem fazer comer a sopa, mas desta vez com um garfo. Quem? Sempre os mesmos", disse Cristina, referindo-se aos bancos e grupos econômicos.

Vários países emergentes enfrentam turbulência financeira e a queda de suas moedas. O rublo russo, o rand sul-africano, a lira turca e o peso argentino recuaram de forma particular para níveis inéditos desde há vários anos.

O ministro da Economia argentino, Axel Kicillof, também denunciou, na sexta-feira passada (24), um ataque especulativo ocorrido no dia anterior, contra o peso argentino.

O ministro citou a companhia petrolífera anglo-holandesa Shell, que negou formalmente, no domingo (26) qualquer manobra desse tipo.

Com informações da Agência Lusa*

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias