MP argentino intima vice-presidente para depor em investigação de corrupção

Publicado em 06/02/2014 - 18:00 Por De Monica Yanakiew – Correspondente da Agência Brasil/EBC - Buenos Aires

O promotor Jorge Di Lello intimou o vice-presidente da Argentina, Amado Boudou, nesta quinta-feira (6) a prestar depoimento para explicar seu suposto envolvimento no escândalo de corrupção conhecido como  Caso Ciccone. Boudou é acusado de participar em “atividades incompatíveis” com seu cargo de servidor público e de enriquecimento ilícito, quando era ministro da Economia da presidenta Cristina Kirchner (2009-2011).

A Justiça está investigando Boudou por seu suposto uso de influência política para beneficiar a Gráfica Ciccone, que imprimia as notas de pesos argentinos. A empresa era controlada pela sociedade Old Fund, presidida por Alejandro Vandenbroele, que foi advogado e é amigo do sócio de Boudou, José Maria Nunez Carmona. As suspeitas são que Vanderbroele teria obtido uma moratória excepcional, para refinanciar a dívida da gráfica e contratos com o Estado, graças a Boudou.

Boudou nega as acusações. Em 2012, a ex-mulher de Vanderbroele, Laura Munoz, acusou o ex-marido de ser testa de ferro de Boudou, complicando a situação do vice-presidente. Segundo ela, Vanderbroele teria admitido ter negócios ilegais com o então Ministro da Economia.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias