FAO qualifica modelo venezuelano de combate à fome como exemplar

Publicado em 03/04/2014 - 20:13 Por *Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Bogotá

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou hoje (3) que os esforços da Venezuela para erradicar a fome e a pobreza na região são "um exemplo mundial" a ser seguido.

Segundo o organismo da ONU, as medidas adotadas na Venezuela, de maneira sistemática, no curto e longo prazo, foram fundamentais, não apenas “para colocar um prato de alimentos na mesa, mas por fazer isso de maneira sustentável", disse Raul Benítez, diretor da FAO para a América Latina.

Benítez representou a FAO em Caracas, capital venezuelana, em uma reunião com a Petrocaribe (Aliança Petrolífera comandada pela Venezuela). O tema do encontro foi a discussão de um plano de ação para erradicar a fome no Continente americano.

“O que a Venezuela faz se chama segurança alimentar. Isso é fruto de um esforço importante do governo venezuelano nos últimos anos”, acrescentou. Ele comentou que se mais países adotassem a política para erradicar a fome, a solução para o problema estaria bem encaminhada.

Mas ele disse que mesmo na América Latina e no Caribe a solução completa ainda não foi alcançada. “Infelizmente, na região ainda temos 40 milhões de pessoas com fome e, ainda que tenhamos avançado, mais que em qualquer outra parte do planeta, o único número que podemos aceitar é zero, que não existam pessoas com fome", destacou.

Raul Benítez insistiu para que os governos da região tentem aprofundar e assegurar todos os processos para "enriquecer os grupos mais vulneráveis das nossas sociedades com programas de assistência direta e, paralelamente, implementar medidas que possam superar o problema da pobreza".

O modelo venezuelano de segurança alimentar é subsidiado pela indústria petroleira do país e garante a venda de alimentos a preços muito baratos. Atualmente, o modelo sofre com dificuldades encontradas pelo governo para suprir a demanda. Há no país uma escassez de produtos básicos, tanto nas redes privadas quanto nos mercados estatais.

*Com informações da Agência Lusa e da Tv Multiestatal Telesur


Fonte: FAO qualifica modelo venezuelano de combate à fome como exemplar

Edição: Stênio Ribeiro

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
unb2.jpg
Educação

Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível

Estudantes pré-selecionados devem ir às instituições de ensino e entregar documentos comprovando informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo será desclassificado.

Final Ceará e Bahia, Copa do Nordeste 2020
Esportes

Ceará e Bahia decidem o título da Copa do Nordeste 2020

Vozão venceu o jogo de ida e pode até perder pela diferença de um gol que levanta a taça. Já o Tricolor Baiano busca reverter a desvantagem para faturar o tetra.

National Institute of Allergy and Infectious Diseases Director Dr. Anthony Fauci attends daily coronavirus response briefing at the White House in Washington
Internacional

Fauci diz que estados norte-americanos deveriam considerar lockdown

Para principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, é crucial que epidemia seja contida antes do outono no Hemisfério Norte, quando os casos de gripe comum disparam.

A Polícia Federal prende o banqueiro Eduardo Plass em nova etapa da Operação Hashtag, desbodramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Geral

Polícia Federal faz operação contra fraudes nos Correios

Cargas eram distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento inferior, dando prejuízo de R$ 94 milhões aos Correios. Foram expedidos mandados de afastamento de funcionários.

Soccer Football - Brasileiro Championship - Flamengo v Ceara - Maracana Stadium, Rio de Janeiro, Brazil - November 27, 2019   Flamengo's Diego Alves, Diego and Everton Ribeiro celebrate with the trophy after winning the Brasileiro Championship
Esportes

Coluna – Quem vai brigar pelo título do Brasileirão 2020?

O jornalista Sergio du Bocage avalia as chances das equipes que vão disputar a Série A a partir do próximo fim de semana, com final previsto para 24 de fevereiro de 2021.

estudantes na Califórnia
Internacional

Professores fazem carreatas nos EUA contra reabertura de escolas

Profissionais de educação também pedem ajuda financeira para pais em necessidade, a suspensão das ordens de despejo, fechamentos e pagamento de auxílio em dinheiro.