Colômbia: terceira colocada no primeiro turno apoiará Zuluaga

Publicado em 28/05/2014 - 22:29 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Bogotá

A candidata Marta Ramírez, do partido Conservador, terceira colocada nas eleições presidenciais da Colômbia no último domingo (25), anunciou hoje (28) seu apoio ao candidato Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, que disputará o segundo turno com o presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição. Marta Ramírez teve quase 2 milhões de votos.

O anúncio foi feito pelo chefe do partido, Omar Yepes, acompanhado por Zuluaga e Marta Ramírez.  Apesar do apoio oficial da ex-candidata e do partido ao opositor, cerca de 40 deputados e senadores da legenda declararam apoio ao presidente Santos, em uma manifestação de divisão interna.

Na tentativa de ser reeleito, Santos investe em mostrar os avanços do processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) à sociedade e também busca o apoio da esquerda, como o da ex-candidata Clara Lopéz, que obteve mais de 1,9 milhão de votos. O partido Verde, quinto colocado com o ex-candidato Enrique Peñalosa liberou seus eleitores, embora alguns nomes importantes do partido tenham declarado apoio a Santos.

A Unidade Nacional, coligação santista, reúne os partidos Liberal, o De la U e parte dos progressistas. O segundo turno da eleição será realizado no dia 15 de junho.

O partido Centro Democrático, legenda de extrema direita, foi criado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, senador mais votado nas eleições legislativas. O ex-presidente ajudou a eleger Santos, mas se distanciou do presidente após discordar da reaproximação de Santos da Venezuela, e dos moldes do processo de paz com as Farc implantados pelo atual governo.

Edição: Luana Lourenço

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Profissional de saúde realiza teste para o novo coronavírus em Brasília
Saúde

Covid-19: Brasil tem 97.256 óbitos e 2,02 milhões de recuperados

Desde o início da pandemia, 2.859.073 de brasileiros contraíram o novo coronavírus, 2.020.637 se recuperaram, 97.256 morreram e 741.180 estão em acompanhamento.

Washington Nunes, handebol, seleção
Esportes

Handebol: Confederação recontrata técnico demitido há um ano

Washington Nunes saiu da seleção masculina após terceiro lugar nos Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019.

Justiça

Presidente do TST defende licença parental

Isso retira responsabilidade exclusiva da mãe pelo afastamento devido à maternidade e distribui dever do cuidado como uma forma de estímulo ao pai, diz Cristina Peduzzi.

exame coronavirus COVID-19
Saúde

Rio de Janeiro registra mais 140 óbitos por covid-19 em 24 horas

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro o estado registrou 172.679 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Entre eles, 153.966 pacientes se recuperaram.

Dólares - Moeda estrangeira
Economia

Dólar fecha em leve alta em dia de reunião do Copom

Cotação oscilou ao longo do dia, mas fechou próxima da estabilidade no aguardo da decisão do Banco Central. Bolsa subiu 1,57% com divulgação de resultados de empresas.

tainara
Esportes

Osasco anuncia Tainara, e Sesi Bauru confirma volta de Vanessa

Times apresentam as maiores movimentações antes da próxima temporada da superliga feminina de vôlei.