Colômbia: terceira colocada no primeiro turno apoiará Zuluaga

Publicado em 28/05/2014 - 22:29 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Bogotá

A candidata Marta Ramírez, do partido Conservador, terceira colocada nas eleições presidenciais da Colômbia no último domingo (25), anunciou hoje (28) seu apoio ao candidato Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, que disputará o segundo turno com o presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição. Marta Ramírez teve quase 2 milhões de votos.

O anúncio foi feito pelo chefe do partido, Omar Yepes, acompanhado por Zuluaga e Marta Ramírez.  Apesar do apoio oficial da ex-candidata e do partido ao opositor, cerca de 40 deputados e senadores da legenda declararam apoio ao presidente Santos, em uma manifestação de divisão interna.

Na tentativa de ser reeleito, Santos investe em mostrar os avanços do processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) à sociedade e também busca o apoio da esquerda, como o da ex-candidata Clara Lopéz, que obteve mais de 1,9 milhão de votos. O partido Verde, quinto colocado com o ex-candidato Enrique Peñalosa liberou seus eleitores, embora alguns nomes importantes do partido tenham declarado apoio a Santos.

A Unidade Nacional, coligação santista, reúne os partidos Liberal, o De la U e parte dos progressistas. O segundo turno da eleição será realizado no dia 15 de junho.

O partido Centro Democrático, legenda de extrema direita, foi criado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, senador mais votado nas eleições legislativas. O ex-presidente ajudou a eleger Santos, mas se distanciou do presidente após discordar da reaproximação de Santos da Venezuela, e dos moldes do processo de paz com as Farc implantados pelo atual governo.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias