Diplomacia europeia discute hoje crises no Iraque, Ucrânia e Faixa de Gaza

Publicado em 15/08/2014 - 08:43 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem-se hoje (15) em Bruxelas, na Bélgica, para debater as crises no Iraque, na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

A alta representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Catherine Ashton, concordou com a realização do encontro extraordinário sobre o Iraque, pedido há vários dias pela França e Itália, para discutir a intervenção europeia diante da ofensiva dos extremistas do Estado Islâmico.

Na última terça-feira (12), os embaixadores da UE reuniram-se para definir as ações no Iraque, na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Sobre o Iraque, concordaram em “reforçar a coordenação humanitária e o acesso aos deslocados internos”, deixando porém aos Estados-Membros a decisão de armar os combatentes curdos que tentam travar a ofensiva do Estado Islâmico no Norte do país.

A entrega de armas aos curdos está causando divergências entre os Estados-Membros, principalmente entre a França, que a defende, e a Suécia, que se opõe.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que participará da reunião em Bruxelas, disse que está preocupado com a evolução da situação no Iraque, afetado por “uma catástrofe humana de grandes dimensões”.

Últimas notícias