Refugiados sírios chegam a 3 milhões

O número não inclui milhares de pessoas que fugiram do conflito sem se

Publicado em 29/08/2014 - 09:17 Por Da Agência Lusa - Genebra

Mais de 3 milhões de sírios fugiram da guerra civil no país e tornaram-se refugiados, com o registro de 1 milhão de pessoas apenas no último ano, informou hoje (29) a Organização das Nações Unidas (ONU).

“O número de refugiados vai ultrapassar hoje os 3 milhões”, diz a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), lembrando que o número não inclui milhares de pessoas que fugiram do conflito sem se registrar como refugiados.

Há menos de um ano, o número de refugiados sírios estava calculado em 2 milhões de pessoas, acrescenta a organização, destacando que o aumento se deve à “deterioração das condições no interior do país”.

Há “cidades onde a população está cercada, as pessoas enfrentam a fome e os civis são alvo de sevícias ou indiscriminadamente mortos”.

A guerra civil na Síria já provocou a morte de 191 mil pessoas desde março de 2011.

As Nações Unidas lembram ainda que 6,5 milhões de sírios foram deslocados, o que significa que cerca de 50% da população foram obrigados a abandonar as suas casas.

Mais de metade dos deslocados são crianças.

A maioria dos refugiados encontrou abrigo em países vizinhos, entre eles o Líbano, que acolheu 1,14 milhão de pessoas, a Jordânia, 608 mil, e a Turquia, 815 mil.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias