Governo de Hong Kong manifesta-se favorável ao diálogo com manifestantes

Publicado em 21/10/2014 - 19:46 Por Da Agência Lusa - HONG KONG

O governo de Hong Kong manifestou hoje (21) disposição em prosseguir as conversações com dirigentes do protesto pró-democracia. A manifestação ocorreu depois das primeiras negociações formais com líderes estudantis. “O diálogo será certamente o primeiro de diversas rodadas de conversações”, sugeriu, em conferência de imprensa, Carrie Lam, vice-chefe da região especial administrativa chinesa, após reunião de duas horas com líderes dos estudantes.

Lam, que definiu o diálogo como “construtivo”, disse, no entanto, que a firme posição do governo é seguir a China, que pensa selecionar candidatos à liderança do Executivo local por meio de um comitê pró-Pequim. “Se os estudantes não aceitarem, receio que vamos continuar a manter perspectivas diferentes”, ressaltou.

O governo de Hong Kong e representantes do Movimento Pró-Democracia iniciaram hoje à tarde um diálogo difícil, após mais de três semanas de manifestações que têm tumultuado o funcionamento da megalópole chinesa. O encontro, transmitido ao vivo pelas televisões locais, ocorreu em uma pequena sala da Faculdade de Medicina, na presença de cinco delegados estudantis e cinco representantes do Executivo, incluindo Carrie Lam.

Na origem dos protestos em Hong Kong está a decisão de Pequim de conceder à população da antiga colônia britânica a possibilidade de, em 2017, eleger diretamente seu líder de governo. O processo estará limitado à escolha prévia dos candidatos por um comitê eleitoral controlado por Pequim. Os manifestantes não aceitam a posição política de Pequim e querem escolher livremente o novo líder, sem entraves nem indicações prévias dos candidatos.

Últimas notícias