Antes da reunião do G20, Dilma se encontra com emir do Catar, em Doha

Publicado em 10/11/2014 - 20:01 Por Danilo Macedo e Paulo Victor - Repórteres da Agência Brasil/EBC - Brasília

A presidenta Dilma Rousseff embarcou hoje (10), às 17h30, para compromissos no Catar e na Austrália, onde participará da Cúpula do G20. Dilma ficará toda a semana fora do país, se reunindo com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Zani, no Oriente Médio, e com líderes das maiores economias do mundo em Brisbane - terceira maior cidade australiana.

O avião da presidenta tem parada técnica prevista em Las Palmas, no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias (Costa Ocidental da África), para reabastecimento, chegando amanhã (11) a Doha. Na quarta-feira (12) pela manhã, Dilma se reunirá com o xeque Al Zani, no Palácio Real, e a conversa deve girar sobre as relações internacionais dos dois países e o comércio bilateral.

Em 2013, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou US$ 334 milhões em produtos para o Catar e importou o equivalente a  US$ 581 milhões. Entre os principais produtos brasileiros vendidos estão minérios e carne de frango. Nossas maiores importações do Catar são ureia e óleos combustíveis.

Após compromissos em Doha, que incluem visita à Fundação Catar, que promove projetos de ensino e pesquisa, Dilma parte, na tarde de quarta-feira, para a Austrália, com parada técnica para reabastecimento em Cingapura. A presidenta chegará a Brisbane na quinta-feira (13).

Embora a Cúpula do G20 ocorra no sábado (15) e domingo (16), Dilma deve participar, antes e durante o evento, de agendas paralelas. Estão previstas reuniões com a chancelar alemã, Angela Merkel, e com os chefes de Estado do Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na cúpula, líderes das 20 maiores economias mundiais devem apresentar resultados sobre discussões que vêm ocorrendo nos setores de infraestrutura, regulação financeira e troca automática de informações tributárias entre os países. Representando o Brasil, Dilma deve apresentar os investimentos feitos pelo governo federal, em parceria com o setor privado, para a melhoria dos sistemas de transportes, por meio do Programa de Investimentos em Logística.

 

 

 

 


Fonte: Antes da reunião do G20, Dilma se encontra com emir do Catar, em Doha

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias