Papa considera escravidão crime contra a humanidade

Publicado em 02/12/2014 - 14:01 Por Da Agência Lusa - Cidade do Vaticano

O papa Francisco qualificou hoje (2) como crime contra a humanidade todas as formas de escravidão moderna.

“Declaramos, em cada um dos nossos credos, que a escravidão moderna em todas as suas formas – prostituição, trabalho forçado, mutilação, venda de órgãos ou trabalho infantil – é um crime de lesa humanidade”, afirmou o papa, na cerimônia de assinatura de um acordo com líderes de várias religiões para erradicar essa prática até 2020.

O papa ressaltou que “cada ser humano é uma pessoa livre” e que “todas as pessoas são iguais e têm de ter reconhecidas a mesma dignidade e a mesma liberdade”.

Qualificando a assinatura do acordo de “iniciativa histórica”, Francisco destacou o esforço conjunto de todas as religiões “para erradicar o terrível flagelo da escravidão moderna em todas as suas formas”, prática que “acorrenta dezenas de milhares de pessoas à humilhação e à desumanização” e apelou a todos os governos e empresas que se juntem a esse esforço.

Participaram da cerimônia representantes de várias religiões, entre os quais o hindu Mata Amritanandamayi, os rabinos Abraham Skorka, argentino e David Rosen, norte-americano, o ortodoxo francês Emmanuel, o aiatolá iraquiano Mohammad Taqi Al Modarresi e o arcebispo britânico Justin Welby.

Últimas notícias