Em visita ao Sri Lanka, papa pede respeito aos direitos humanos

Publicado em 13/01/2015 - 07:23 Por Da Agência Lusa - Colombo

O papa Francisco pediu hoje (13) “respeito aos direitos do homem” e à “procura da verdade” no Sri Lanka, país devastado por décadas de guerra civil. Ele chegou ao país para visita de dois dias. “O processo de recuperação precisa incluir a busca da verdade”, disse ao desembarcar no aeroporto de Colombo, a capital do Sri Lanka, que ainda luta para se reerguer depois do conflito entre o Exército e a rebelião separatista Tamil, de 2009.

“Todos os membros da sociedade devem trabalhar em conjunto, todos devem ter uma voz. Todos devem ser livres para expressar as suas preocupações, necessidades, aspirações e os seus medos”, acrescentou o papa.

Ele destacou que a reconstrução passa pelo respeito aos direitos humanos, uma questão sensível no Sri Lanka, uma vez que dirigentes do país se recusaram a cooperar com o inquérito da Organização das Nações Unidas sobre as denúncias de crimes de guerra cometidos contra civis no fim do conflito.

"A grande obra de reconciliação deve incluir a melhoria da infraestrutura e prover as necessidades materiais, mas também, e ainda mais importante, promover a dignidade humana, o respeito aos direitos do homem e a plena integração de todos os membros da sociedade”, declarou.

O papa foi recebido no aeroporto de Colombo pelo presidente Maithripala Sirisena, que acaba de assumir o governo e prometeu um inquérito independente sobre as acusações de crimes de guerra cometidos no governo do antecessor Mahinda Rajapakse.

Últimas notícias