Passageira com sintomas de ebola durante voo é internada nos Estados Unidos

Publicado em 20/01/2015 - 19:00 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Atlanta

Uma passageira de um voo procedente de Serra Leoa, no Oeste da África, foi internada na noite de  ontem (19), em New Jersey, Estados Unidos. A passageira apresentou sintomas da doença – infecciosa no período sintomático – quando voltava para casa, depois de passar um período em Serra Leoa, onde cuidou de doentes com ebola.

Autoridades de saúde montaram um esquema para transferir a passageira do avião da empresa aérea United Airlines, do aeroporto de Newark, para um hospital. O porta-voz da empresa aérea, Luke Punzenberge, disse à imprensa que a passageira apresentou febre alta e vômitos durante o voo, e os demais passageiros permaneceram na aeronave após a aterrissagem, até que ela fosse retirada pela equipe médica.

Os passageiros do voo deixaram seus dados para que as autoridades possam manter contato e “observá-los” nas próximas três semanas. A passageira foi identificada apenas como profissional de saúde, que trabalhou em Serra Leoa. A identidade dela não foi divulgada, nem seu local de residência nos Estados Unidos.

O aeroporto de Newark é um dos cinco terminais do país que podem receber pessoas provenientes de países da África Ocidental, região em que surgiu o surto de ebola no continente africano, no início do ano passado.

A passageira foi internada no Hospital de Hackernsacak, um dos autorizados a receber pacientes com sintomas de ebola no país. Comunicado divulgado hoje (20) pelo hospital e reproduzido pelos meios de comunicação norte-americanos, diz que a paciente está em intensa observação e que todas as precauções estão sendo tomadas para "a recuperação da paciente".

Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), 21.712 casos de ebola foram registrados e 8.820 pessoas foram vitimas da doença.


Fonte: Passageira com sintomas de ebola durante voo é internada nos EUA

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias