Boko Haram ataca pela primeira vez localidade no Níger

Publicado em 06/02/2015 - 15:20 Por Da Agência Lusa - Niamey, Níger

Combatentes do grupo terrorista Boko Haram atacaram hoje (6) a aldeia de Bosso, a Sudeste do Níger, na fronteira com a Nigéria. Foi a primeira incursão violenta do grupo radical islâmico no país, segundo uma fonte oficial e uma testemunha. Os combates começaram às 6h (hora de Brasília), disse Yacouba Soumana Gaoh, governador de Diffa, capital da provícia de mesmo nome à qual pertence Bosso.

Por volta das 10h em Brasília, Gaoh disse que tudo tinha voltado “ao normal”. Um habitante da localidade descreveu barulhos de armas em toda a aldeia, quer de armas pesadas, quer de armas ligeiras, bem como de um avião e de gritos de "Alá é grande", quando os combates se aproximavam das habitações. “A situação  acalmou, mas continuamos em casa", disse o morador da aldeia.

Não há informação sobre mortos ou feridos. Uma fonte humanitária disse que o Exército do Chade, posicionado em Bosso desde segunda-feira (2), e o Exército do Níger conseguiram “empurrar [os combatentes do Boko Haram] de volta para a Nigéria”.

Segundo o governador, tropas do Níger combateram os fundamentalistas, dado que os soldados chadianos estavam fora de Bosso. O Parlamento do Níger deve aprovar na próxima segunda-feira (9) o destacamento de um contingente de tropas para a Nigéria a fim de combater o Boko Haram.

Últimas notícias