Estados Unidos e China querem ampliar trocas comerciais

Publicado em 11/02/2015 - 05:44 Por Da Agência Lusa - Washington

O presidente norte-americano, Barack Obama, conversou nessa terça-feira (10) com o presidente da China, Xi Jinping, manifestando o compromisso de estabelecer um acordo de investimento que possa redefinir as relações entre os dois países.

Obama “reiterou o compromisso de avançar com um tratado bilateral abrangente”, informaram fontes oficiais ao descrever o telefonema entre os dois líderes mundiais.

O presidente norte-americano “incentivou a China a continuar o seu caminho de crescimento liderado pelo consumo e por uma taxa de câmbio determinada pelo mercado”, o que ainda não ocorre em relação ao yuan (a moeda chinesa).

O acordo é ainda um trabalho em desenvolvimento e poderá ampliar as trocas comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Xi Jinping é um dos líderes que já confirmaram presença em setembro na Casa Branca, a convite de Barack Obama. A data precisa da viagem ainda não foi divulgada.

Na última sexta-feira (6), a Casa Branca anunciou ter encaminhado o convite a Xi Jinping e ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Últimas notícias