Henrique Pizzolato se entrega à Justiça italiana

Publicado em 12/02/2015 - 10:11 Por Da Agência Brasil* - Brasília

Henrique Pizzolato

Henrique Pizzolato se entrega à Justiça italianaAntonio Cruz/Agência Brasil

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato se entregou à Justiça italiana nesta quinta-feira (12). A Corte de Cassação de Roma autorizou mais cedo sua extradição para o Brasil. Segundo fontes policiais, as autoridades monitoravam os passos do condenado no mensalão para que ele não fugisse novamente.

Passaporte de Henrique Pizzolato

Depois de ser condenado no processo do Mensalão, Pizzolato deixou o Brasil com passaporte falsoDivulgação/Interpol

Ele foi condenado, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 12 anos e sete meses de prisão, no Brasil, por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, o processo do mensalão, mas fugiu para o país europeu há um ano e cinco meses com um passaporte falso.

De acordo com a lei processual italiana, o julgamento é definitivo. Agora, caberá ao ministro da Justiça, Andrea Orlando, decidir se acata a medida. Assim que o ministério for notificado oficialmente, o país terá 20 dias para tomar a decisão.

Segundo os juízes que analisaram o caso, existem no Brasil todas as condições para garantir a segurança de Pizzolato em um presídio. O argumento da falta de respeito aos direitos humanos nas prisões brasileiras foi usado pela defesa para pedir que o ex-diretor continuasse a morar na Itália.

A reversão da decisão do Tribunal de Bolonha foi uma vitória do governo brasileiro. A Justiça italiana negou, em outubro, o pedido de extradição de Henrique Pizzolato.

*Com informações da Agência Ansa

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias