Ministro do Interior da França visita Copenhague em solidariedade pelos ataques

Publicado em 15/02/2015 - 15:31 Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC na Europa - Copenhague

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, chegou neste domingo (15) a Copenhague para expressar solidariedade depois dos atentados que deixaram duas pessoas mortas no sábado (14). Acompanhado pela ministra da Justiça da Dinamarca, Mette Frederiksen, ele visitou os locais dos ataques, na região noroeste da capital dinamarquesa.

“Eu queria estar aqui, pois vocês foram muito gentis quando enfrentamos uma tragédia em janeiro, em Paris. Eu queria estar aqui esta manhã para dizer que eu sinto muito por este terrível acontecimento”, disse ele.

A ministra agradeceu o apoio da França e disse que “as nações precisam estar juntas e lutar pela manutenção de seus valores democráticos”.

Em Paris, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, traçou um paralelo entre os atentados em Copenhague e os ataques terroristas que resultaram na morte de 17 pessoas em Paris, em janeiro. Ele clamou por uma resposta internacional ao terrorismo. “O terrorismo é um problema internacional, a resposta tem que ser internacional e, antes de tudo, europeia”, afirmou.

O primeiro atentado aconteceu no sábado à tarde, por volta de 15h30 (12h30 no Brasil). Um homem armado invadiu um café na região de Osterbro, onde estava acontecendo um evento intitulado Arte, Blasfêmia e Liberdade de Expressão. No debate estava presente o artista e cartunista Lars Vilks, ameaçado de morte várias vezes pela autoria de uma caricatura, publicada em 2007, em que o profeta Maomé era retratado como um cachorro. Cerca de 40 tiros foram disparados. O diretor de cinema Finn Norgaard, de 55 anos, morreu, e três policiais ficaram feridos. Vilks saiu ileso.

Por volta de 1h de hoje (22h de sábado, no Brasil), tiros foram disparados na principal sinagoga de Copenhague, em Krystalgade, que fica a cerca de três quilômetros do café onde horas antes aconteceu o primeiro atentado. Um dos guardas da sinagoga, Dan Uzan, de 37 anos, foi morto com um tiro na cabeça. Dois policias ficaram feridos, mas não correm risco de morte.

O suposto autor dos ataques foi morto por volta de cinco horas da manhã de hoje, após disparar contra a polícia no distrito de Norrebro, região noroeste de Copenhague.

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias