Netanyahu pede desculpas a árabes-israelenses

Publicado em 23/03/2015 - 18:10 Por Da Agência Lusa - JERUSALÉM

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu hoje (23) desculpas por ter considerado “perigosa” a elevada participação de árabes-israelenses nas eleições legislativas de terça-feira passada (17). “Sei que minhas declarações podem ter ofendido alguns cidadãos israelenses e membros da comunidade árabe-israelense. Nunca foi minha intenção. Peço desculpas por isso”, disse Netanyahu.

O pedido de desculpas, transmitido na televisão, foi feito durante um encontro com árabes-israelenses em Jerusalém. Na semana passada, durante a campanha, Netanyahu afirmou que o “poder estava em perigo” porque os eleitores árabes estavam participando ativamente das votações.

O líder da comunidade árabe, Ayaman Odeh, rejeitou o pedido de desculpas de Benjamin Netanyahu. Os árabes-israelenses obteveram o resultado histórico de 13 lugares no Parlamento. “Não é aceitável, porque Netanyahu não só planeja fazer aprovar leis racistas, como as suas declarações desafiam o direito básico dos árabes-israelenses de votar no Knesset [Parlamento].”

Odeh disse também que o pedido de desculpas não é sincero, porque não convidou os representantes legítimos daquela comunidade, que obteve mais de 90% dos votos dos árabes-israelenses.

As declarações do primeiro-ministro israelense também foram criticadas pelo presidente norte-americano, Barack Obama, que afirmou que aquele tipo de retórica é contrário à tradição israelense.

Segundo a imprensa israelense, os árabes-israelenses recebidos por Benjamin Netanyahu fazem parte de uma minoria que apoia o Likud, partido do primeiro-ministro.

Os árabes-israelenses descendem de 160 mil palestinos que ficaram nas terras onde foi criado o Estado de Israel em 1948 e representam cerca de 20% da população israelense.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias