Obama espera abrir embaixada em Cuba antes da Cúpula das Américas no Panamá

Publicado em 02/03/2015 - 23:17 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Atlanta (EUA)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (2) em entrevista exclusiva à Agência Reuters, que tem esperanças de que o país consiga abrir uma embaixada em Cuba antes da reunião da Cúpula das Américas, em abril, no Panamá.

“Minha esperança é de que possamos abrir uma embaixada em Cuba antes da cúpula”, disse. Ele ponderou, entretanto, que será preciso bastante tempo para a normalização total das relações com Cuba, após mais de meio século de ruptura. “Há muito trabalho que ainda precisa ser feito para restabelecer plenamente as relações”, acrescentou.

Na última sexta-feira e sábado (27 e 28 de fevereiro), os dois países tiveram mais uma rodada de reuniões para discutir a reaproximação, anunciada em dezembro. Cuba insiste que os Estados Unidos devem retirar o país da lista das nações consideradas “terroristas” e também pede que o Executivo pressione a votação pelo fim do embargo econômico no Congresso americano. “Há muito trabalho que ainda precisa ser feito para restabelecer plenamente as relações”, disse.

Apesar da iniciativa, o presidente americano encontra resistência entre alguns deputados e senadores, principalmente entre os republicanos. Obama usou o mesmo tom do discurso adotado em dezembro, quando anunciou a reaproximação histórica.

“Após 50 anos de uma política que não funcionou, precisamos tentar algo novo que encoraje e que, em última instância, eu acho que força o governo cubano a se engajar em uma economia moderna. E que isso vai criar mais espaços de liberdade para o povo cubano”, observou.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias