Países emergentes devem se preparar para alta dos juros nos EUA, diz Lagarde

Publicado em 17/03/2015 - 14:59 Por Da Agência Lusa - Bombaim (Índia)

Os mercados emergentes devem se preparar para o impacto de uma elevação das taxas de juros nos Estados Unidos (EUA), alertou hoje (17) a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, durante uma visita à Índia.

Lagarde falava em Bombaim, onde se reuniu com o presidente do Banco Central da Índia, Raghuram Rajan. Para ela, poderão se repetir as incertezas econômicas de 2013 em países emergentes, quando o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, sinalizou o início da redução do seu programa de estímulos.

"Mesmo que esse processo seja corretamente gerido, a provável volatilidade nos mercados financeiros pode provocar um aumento de riscos para a estabilidade", advertiu. "Os mercados emergentes devem se preparar com antecedência para enfrentar a incerteza", disse Lagarde.

A elevação das taxas de juros pelo Fed tem sido apontada como provável para os próximos meses, esperando-se que, na quarta-feira (18), após uma reunião de dois dias do banco, surjam sinais sobre a normalização da sua política monetária, depois de manter as taxas de juros próximas de zero desde 2008.

"O perigo é que as vulnerabilidades acumuladas durante o período de uma política monetária muito flexível possam se expandir rapidamente quando se revertem essas políticas, criando uma substancial volatilidade nos mercados", afirmou a diretora do FMI.

Últimas notícias