Justiça francesa investiga criminalmente o banco HSBC

Publicado em 09/04/2015 - 15:24 Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil* - Brasília
Atualizado em 09/04/2015 - 15:26

O banco britânico HSBC informou hoje (9) que está sendo investigado criminalmente pela Justiça francesa, pela suspeita de que sua filial na Suíça tenha ajudado clientes a sonegar dinheiro. A Justiça da França determinou ao banco o pagamento de fiança no valor de 1 bilhão de euros (R$ 3,35 bilhões a preços de hoje), quantia próxima à imposta ao banco suíço UBS em outro caso de evasão fiscal.

Segundo a diretoria do HSBC, a decisão dos magistrados franceses é infundada e a cobrança, injustificada, além de excessiva. O banco também informou que recorrerá da decisão e se defenderá de qualquer processo futuro.

O HSBC é o principal alvo do escândalo conhecido como SwissLeaks, revelado há algumas semanas por vários jornais de todo o mundo, sobre práticas de evasão fiscal em sua filial suíça, nos anos de 2006 e 2007. As informações divulgadas indicam que 8.667 brasileiros tinham contas numeradas no HSBC da Suíça no período.

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) instaurada no Senado para investigar o envolvimento de brasileiros em possíveis casos de sonegação ao Fisco, aprovou nesta quinta-feira convite para que o presidente do HSBC no Brasil, Guilherme Brandão, participe de audiência pública.

A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da República já iniciaram cooperação com as autoridades francesas para compartilhamento de informações sobre o caso.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias