UE ratifica apoio à luta pela igualdade de direitos de homossexuais

Publicado em 17/05/2015 - 14:42 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

A líder da diplomacia da União Europeia, Frederica Mogherini, disse hoje (17) que os Estados-Membros continuarão apoiando a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) para que tenham igualdade de direitos em todo o mundo.

“Neste dia internacional contra a homofobia, transfobia e bifobia, a União Europeia (UE) está junto das pessoas LGBT em todo o mundo em luta para acabar com a discriminação pela orientação sexual e identidade de gênero”, declarou Frederica Mogherini em comunicado divulgado neste domingo.

“Todos os seres humanos são iguais em dignidade e todos têm direito a desfrutar dos seus direitos”, ressaltou ela.

Ela recordou que nos últimos anos as pessoas da comunidade LGBT têm conseguido “progressos substanciais” para obter direitos iguais. Contudo, em muitos locais, “continuam sofrendo discriminação e violência devido à orientação sexual”, acrescentou.

Frederica Mogherini citou como exemplo alguns países onde as relações sexuais consentidas entre adultos do mesmo sexo “são criminalizadas e punidas com sentenças de prisão, incluindo a pena de morte”.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.