Primeiro-ministro grego confirma fechamento temporário dos bancos

Publicado em 28/06/2015 - 18:14 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil* - Brasília

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou que os bancos gregos estarão fechados na segunda-feira (29). Ele assegurou que estão garantidos salários, poupanças e pensões dos cidadãos. A medida foi tomada após uma corrida dos gregos aos bancos para retirar dinheiro diante da incerteza da situação financeira da Grécia.

Na maioria das caixas multibanco do centro de Atenas hoje (28) não havia mais dinheiro disponível, enquanto as filas cresciam.

A Grécia termina na terça-feira (30) o programa de resgate, e o Eurogrupo recusou ampliar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo aprovado pelos gregos e agendado para o dia 5 de julho. No referendo, o povo grego vai dizer se aceita as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.

O Banco Central Europeu anunciou hoje ter decidido manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis, enquanto o banco nacional grego se comprometeu a adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira.

O Fundo Monetário Internacional reafirmou também o empenho em continuar a colaborar com as autoridades gregas, embora manifestando desapontamento com os resultados inconclusivos das negociações entre Atenas e os credores internacionais.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.